Ícone do site GuiadoCFTV

COVID – Ministério da Saúde envia mais 2,6 milhões de doses

Listen to this article

Até agora, 60% da população adulta já está completamente vacinada; pasta reforça a importância da segunda dose

Com quase 94% da população adulta vacinada com a primeira dose, o Ministério da Saúde reforça uma das prioridades da campanha de imunização: completar o ciclo vacinal dos brasileiros e garantir a proteção contra a Covid-19. Com esse objetivo, a pasta distribui mais de 2,6 milhões de doses que são destinadas para a segunda dose da população.

Os lotes da Pfizer serão entregues para todos os estados e Distrito Federal a partir desta quarta-feira (6) até a próxima sexta-feira (8). Os detalhes desta distribuição estão no 55º Informe Técnico, disponível aqui.

O Ministério da Saúde reforça constantemente a necessidade dos brasileiros completarem o ciclo vacinal com a segunda dose, no caso dos imunizantes de dose dupla, como a Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. A falta da segunda dose prejudica o efeito esperado das vacinas na proteção contra o vírus e aumenta o risco de sintomas mais graves e óbitos pela doença.

A segunda dose deve ser tomada mesmo se houver atraso no intervalo recomendado pelos laboratórios. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de 17 milhões de brasileiros estão nesta situação, ou seja, já deveriam ter se imunizado com a dose 2 e devem procurar um posto de vacinação o quanto antes.

Para que todos os brasileiros tenham a segunda dose garantida, é fundamental que estados e municípios sigam as recomendações da pasta, as orientações a cada distribuição de vacinas e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O cálculo de distribuição da segunda dose é feito considerando o quantitativo da população que já começou o ciclo vacinal, respeitando o prazo recomendado.

Até agora, a maior campanha de vacinação da história do país já distribuiu mais de 300 milhões de doses para todo Brasil. Mais de 147 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose, o que representa quase 94% dos 158 milhões de brasileiros adultos. Mais de 95 milhões já completaram o ciclo vacinal.

origem: Ministério da Saúde envia mais 2,6 milhões de doses para brasileiros completarem o ciclo vacinal — Português (Brasil) (www.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

Sair da versão mobile