Covid-19: Brasil está fora da zona de alerta; quais os próximos passos?

Listen to this article

De acordo com o novo boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, todos os estados brasileiros estão marcados na cor verde, o que sinaliza que estão fora da zona de alerta com taxas de ocupação de leitos inferiores a 60%. Essa é a primeira vez que todo o país está nesse estágio desde julho de 2020

“O cenário atual é resultado do avanço na vacinação, com 82% da população com a primeira dose, 74% com o esquema de vacinação completo e 34% com a dose de reforço. Porém, este avanço precisa ser ampliado e acelerado para que se reflita em maior velocidade na queda das internações e óbitos”, informou o documento.

Para o pesquisador da Fiocruz Christovam Barcellos, a tendência de desaceleração da pandemia começou a ser observada no fim de janeiro: “A gente vê esse alívio nos hospitais com a queda na ocupação de leitos. Então a gente pode dizer que a rede de saúde saiu de uma fase de colapso, mas ainda precisamos continuar com o monitoramento”.

Além disso, o grande número de pessoas contaminadas durante a última onda da Covid-19 contribuiu para que o Brasil saísse de um pico de quase 200 mil casos de Covid-19 por dia, em janeiro, para uma média móvel de cerca de 34 mil diagnósticos diários, segundo Barcellos.

O boletim também aponta que o cenário reflete uma tendência de queda nos indicadores de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e que para manter a desaceleração, os próximos passos são ampliar a vacinação com a dose de reforço e a cobertura do público infantil.

“Apareceram variantes com algum escape imune, como a Ômicron, mas, a partir do momento em que a terceira dose ganhou força no país, começamos a ver essa redução dos casos graves e da ocupação de leitos. Então é essencial incentivar a vacinação para as pessoas com o esquema vacinal atrasado e intensificar a terceira dose, isso é o mais importante nesse momento”, disse a imunologista e doutora em Biociências e Fisiopatologia, Letícia Sarturi

Segundo ela, a situação epidemiológica leva a uma esperança, porém, defende que os próximos passos serão determinantes para saber de fato qual é o risco da possibilidade de aumento de casos de Covid-19. E por isso, o boletim reforça que é preciso uma busca ativa dos idosos que ainda não receberam o primeiro reforço e quarta dose para os públicos elegíveis.

A Fiocruz considera que é “prudente” a manutenção do uso de máscaras em ambientes fechados e ambientes com grande circulação de pessoas.

“Estas medidas, combinadas com a ampliação da vacinação, atingindo regiões com baixa cobertura, e doses de reforço em grupos populacionais mais vulneráveis, podem reduzir ainda mais os impactos da pandemia sobre a mortalidade e internações”, concluiu o boletim.

origem: Covid-19: Brasil está fora da zona de alerta; quais os próximos passos? (olhardigital.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.