Certificado Digital garante mais segurança às declarações do IRPF

Listen to this article

Nesta segunda-feira (02/03), começam a ser feitas as declarações de Imposto de Renda 2020, exercício 2019, que seguem até o dia 30 de abril. Uma das opções do contribuinte é fazer o processo via e-CPF, a identidade digital da pessoa física no meio eletrônico, que garante mais segurança ao processo.

Segundo a gerente de Produtos e Serviços da Fecomércio-MS, Audrea Cortes, a certificação digital oferece a praticidade de validar o acesso do consumidor ao ambiente seguro da Receita Federal, além de escolher as formas mais fáceis de transmitir as informações, com menos chance de erro.

“É possível acessar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal, sem a necessidade de cadastro prévio, e fazer a declaração via online, sem precisar baixar o programa. A pessoa pode baixar uma declaração pré-preenchida e só conferir ou completar os dados vinculados ao seu CPF, que o governo já recebeu, com as informações das fontes pagadoras, minimizando as chances de inserir informações equivocadas”, explica.

O e-CPF também pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, além de ser usado em participações de pregões eletrônicos.

origem: Agora MS

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.