Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado”

Listen to this article

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado”

Em documento, Thales revela rede organizada que permite que cibercriminosos misturem técnicas e ataques cibernéticos com outras formas de criminalidade

• Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

• Cibercrime organizado custará à economia global cerca de US$ 5,2 trilhões até 2025, apotam ONU e Accenture

Na nova edição do Manual de Ciberameaças, os especialistas da Thales, líder global em tecnologia, revelam suas análises e conclusões sobre cibercrime, uma rede extremamente perigosa com um grande número de grupos de hackers. Sem proteção ou meios proativos, os ataques produzirão cada vez mais danos.

Para combater essas ameaças em constante evolução, é fundamental um melhor entendimento de cada uma; ferramentas e serviços avançados, como Threat Intelligence, são um recurso para antecipar essa ameaça o máximo possível.

Segundo o guia, a atuação em rede torna a ação de grupos de cibercrimosos, cada um com uma especialização diferente, ainda mais eficiente, permitindo que eles se concentrem em um determinado tipo de ataque, enquanto aproveitam o know-how de suas conexões. E, seus alvos são extremamente diversificados e oportunistas; qualquer organização pode sofrer com isso.

Com receitas estimadas em até US$ 1,5 trilhão por ano – significando 1,5 vez mais de receita (em média anual) do que a falsificação e 2,8 vezes mais do que o comércio de drogas ilegais – esta rede é todo um sistema econômico que agora pode colocar em perigo qualquer empresa ou organização com graves consequências para a economia mundial. Surpreendentemente, 60% dessas enormes receitas vêm de mercados ilegais on-line, 30% de roubo de propriedade intelectual e segredos comerciais, e apenas 0,07% de ransomware (software malicioso que bloqueia o acesso do usuário aos arquivos, exigindo pagamento de resgate para devolver o uso) que, no entanto, causam os maiores danos.

Vários grupos de ciberataques mais tecnicamente aptos, com estratégias de comprometimento altamente sofisticadas e recursos financeiros substanciais lideram esta rede. Estes são os “Big Game Hunters”, cujas táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) e infraestrutura técnica são semelhantes às de determinados grupos de hackers patrocinados pelo estado. Eles atacam alvos específicos, como instituições políticas e grandes empresas, usando ransomware.

Os especialistas da Thales explicam que, para atingir seus objetivos, os cibercriminosos usam uma combinação de conhecimento técnico e pânico, que pode ter um impacto devastador em termos das consequências de um ataque. É vital não ceder a ameaças ou chantagens e estar preparado e adotar uma estratégia de crise cibernética clara e detalhada.

Para mais informações, faça o download do kit de imprensa e do relatório

origem: https://www.segs.com.br/info-ti/258485-thales-apresenta-nova-edicao-do-manual-de-ciberameacas-o-cibercrime-organizado

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.