EUA convoca 30 países para combater cibercrimes e ransomware

A Casa Branca planeja reunir autoridades de 30 países ainda no mês de outubro para tratar de um plano para combater a crescente ameaça de ransomware e outros crimes cibernéticos, anunciou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na última sexta-feira (1).

Em comunicado, o líder da maior potência mundial também anunciou uma sessão online a ser realizada pelo Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para tratar de outras questões, como melhorar a colaboração policial em questões como “o uso ilício de criptomoeda”.

Biden disse que “ataques de ransomware interromperam hospitais, escolas, departamentos de polícia, oleodutos de combustível, fornecedores de alimentos e pequenas empresas”. Os crimes atrasaram serviços essenciais e colocaram em risco a vida dos americanos, segundo o presidente.

No início de 2021, o chefe de estado assinou uma ordem executiva com o objetivo de modernizar e melhorar a cibersegurança em órgãos do governo, incluindo áreas como software, compartilhamento de informações e modernização da rede federal.

Entretanto, a maior parte da infraestrutura crítica dos EUA, desde linhas de transporte a fornecedores de energia, é operada pelo setor privado. Por isso, as autoridades tentam sensibilizar líderes corporativos, de organizações sem fins lucrativos e educacionais para elevar a proteção de setores vitais e da infraestrutura do país.

O governo dos EUA também reforçou uma pressão diplomática para tratar o assunto com a Rússia, países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além das nações ricas do G7. Os americanos se concentram ainda em bloquear o que chamam de “atividade cibernética maliciosa” da China.

origem: EUA convoca 30 países para combater cibercrimes e ransomware – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.