Grupo paranaense ataca sites do Governo da Bahia

Listen to this article

O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e outros 20 portais do governo do estado foram hackeados na madrugada desta quinta-feira, 20, em ataque que teve a autoria assumida pelo PrCyberMafia, suposto grupo de hackers do Paraná.

Segundo o G1, o acesso ao portal exibia, durante a última madrugada, uma mensagem de cunho político comparando a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, criticando Rui Costa (PT), governador do estado, e a vacina contra a Covid-19.

“Estado da Bahia virando um Rio de Janeiro 2.0 e o governador desse lixo preocupado com a terceira dose da vacina!! Rui Costa, vai tomar no seu c* seu petista nojento! Vacina da Covid não protege de bala de 762 não!”, escreveu o hacker identificado como Shawty Boy.

Na publicação, o grupo ainda afirmou ter o “máximo respeito aos profissionais de segurança pública”.

Outro portal atingido foi o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Em nota, o governo estadual da Bahia disse que a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque.

Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), onde ficam hospedados os sites, não houve alteração da estrutura interna dos portais das secretarias, órgãos e empresas estaduais.

Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da instituição também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema.

Os sites atacados foram temporariamente desativados e devem ser reativados ao longo do dia. Na tarde desta quinta-feira, 20, o portal da SSP-BA segue fora do ar, sendo redirecionado para o endereço do governo do estado.

Segundo a Folha de Boa Vista, o hacker que assumiu o ataque já havia realizado invasões na Secretaria Estadual da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR), na Prefeitura Municipal de Boa Vista e no Governo do Rio de Janeiro, além das prefeituras de Suzano (SP) e Contagem (MG).

origem: Grupo paranaense ataca sites do Governo da Bahia | Notícias | Baguete

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.