Tecnologia é aliada da segurança da informação com sistema de controle de acessos

Listen to this article

Solução implementada pela Compugraf evita vazamento de dados, otimizando o processo de gestão de acessos e identidades em áreas jurídicas e administrativas

O vazamento de dados passou a ser um dos grandes medos das empresas nos últimos anos, fazendo com que as mesmas investissem em soluções focadas em combater essa dor. No País, dois dos departamentos que vêm se beneficiando muito e estão ficando mais seguros, por conta de projetos tecnológicos, são o Jurídico e o Administrativo.

Um desses projetos foi implementado pela Compugraf, provedora de soluções de segurança da informação, privacidade de dados e governança das principais empresas brasileiras, em uma organização do segmento de tecnologia. Trata-se do sistema CyberArk Identity, serviço de IDaaS (identidade como serviço) que utiliza a metodologia Zero Trust e permite a proteção das identidades e credenciais ao acessar as aplicações.

Riscos na fragilidade de acessos
Iniciada em setembro de 2021, a implementação do CyberArk Identity acontece em um período em que a troca de senhas entre colaboradores e o uso de senhas fracas têm sido pontos muito explorados pelos cibercriminosos, especialmente com a guerra cibernética alavancada com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Um estudo da operadora norte-americana Verizon mostrou que o mercado mundial de gerenciamento de senhas, que somou US$ 1,2 bilhão em 2020, deve crescer 15,9% anualmente até 2026.

“Aumentar a segurança de acessos de TI é fundamental para qualquer segmento, pois cria um ambiente corporativo mais controlado e protegido”, diz Riviello. “Há também outras vantagens para o dia a dia no trabalho. A mão de obra humana para atividades mais complexas é otimizada e há mais praticidade com as automações de concessões de acessos orientados por perfis de acesso, evitando erros e exposição. Para funcionários que mudam de setor ou são desligados, por exemplo, as ferramentas tecnológicas ajudam a alterar o acesso de forma rápida, segura e eficaz”, finaliza.

O novo CyberArk Identity registrou uma melhora de 100% na companhia que o implementou. Com ele, múltiplos usuários podem acessar uma única conta dentro de cada plataforma sem a necessidade de compartilharem senhas, os controles paralelos de dados de credenciais (como planilhas e bloco de notas) foram eliminados e processos de cadastro tornaram-se mais práticos.

origem: Tecnologia é aliada da segurança da informação com sistema de controle de acessos – Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.