Copa do Mundo 2022: cuidado com as fraudes

Listen to this article

Nos últimos dias, teve início o maior evento esportivo do mundo: a Copa do Mundo 2022. Segundo dados oficiais, a última vez que foi realizado (na Rússia, em 2018), o torneio foi seguido por quase 3,6 bilhões de pessoas, com a partida final sendo assistida por mais de um bilhão. Embora a iminência da Copa do Mundo seja controversa devido aos abusos dos direitos humanos no Catar, não há dúvida de que a competição está sendo seguida por um grande público.

Qualquer evento relevante é frequentemente usado por cibercriminosos que tentam tirar proveito dos usuários em busca de informações, ingressos ou notícias. Temos que estar preparados. É por isso que Luis Corrons, especialista de segurança da Avast, analisa os diferentes tipos de golpes e ameaças que eventualmente podem surgir: desde golpes de ingressos a envenenamento de SEO, sorteios fraudulentos, phishing, distribuição de malware e outros.

Sorteios fraudulentos

Muitas pessoas sonham em ver a seleção do seu país, por isso é o momento perfeito para os cibercriminosos organizarem sorteios oferecendo a chance de ganhar voos, hotéis e ingressos para os jogos. Se você se deparar com algo assim, o conselho é acreditar sempre no pior e você não errará muito. No entanto, é verdade que pode haver sorteios legítimos e, geralmente, uma pequena pesquisa na internet ajudará a descobrir se esse é o caso.

Envenenamento de SEO

As principais buscas durante as semanas do torneio serão por partidas, resultados e notícias sobre a Copa do Mundo. SEO (Search Engine Optimization) é a técnica utilizada para tornar os sites mais relevantes para os motores de busca, aparecendo na primeira página de resultados com o intuito de ganhar cliques e visitantes. Os cibercriminosos usam o envenenamento de SEO há anos, para tentar classificar o seu site malicioso nos principais resultados e atrair as vítimas para visitar as suas páginas com diversos fins maliciosos, desde roubo de credenciais até instalação de malware. Não confie cegamente nos resultados da pesquisa e verifiquei as URLs, antes de clicar nelas.

Redes sociais

Todas as redes sociais passam a ser inundadas com conteúdos sobre futebol, desde o TikTok ao Facebook. Mais e mais pessoas estão usando as mídias sociais como sua principal fonte de notícias e podemos esperar alguma forma de fraude dos cibercriminosos, desde espalhar desinformação até ofertas maliciosas como as descritas acima.

Phishing e malware

As pessoas podem receber mensagens por meio de anúncios ou e-mails de notícias sobre a Copa do Mundo, seduzindo-as para clicar em links ou baixar e executar arquivos, tudo com o objetivo de roubar as suas credenciais ou infectar os seus dispositivos.

Por fim, aqui estão algumas dicas para ajudar a manter os usuários seguros no universo online:

  • Ao baixar softwares e atualizações, use apenas sites oficiais e lojas de aplicativos, e evite baixar aplicativos de terceiros, pois o seu dispositivo corre o risco de ser infectado por um software malicioso ou um malware que pode permitir que os cibercriminosos obtenham o controle do seu dispositivo e acessem os seus dados.

  • Evite clicar em links suspeitos, como aqueles enviados por remetentes desconhecidos, relacionados a compras, por exemplo, que você não fez, ou relacionados a contas que você não possui, ou links que não correspondem ao serviço referido nas mensagens. Isso permite que os cibercriminosos acessem as suas informações e instalem spyware, ransomware ou qualquer tipo de malware em seus dispositivos.

  • Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de proteção ao seu dispositivo. Se um cibercriminoso obter acesso à sua conta usando senhas confidenciais, o invasor não poderá mais acessar as suas informações, pois uma senha não é suficiente, o segundo fator deve ser aprovado pelo proprietário da conta.

  • Use uma senha forte e exclusiva ao criar uma conta online ou, melhor ainda, use um gerenciador de senhas que cuida disso para você. As senhas são a primeira linha de segurança contra os cibercriminosos que acessam os seus dispositivos e dados pessoais.

  • Use antivírus ou software de segurança confiável. Isso permite proteção contínua contra as ameaças ou os ataques online, detectando e agindo contra softwares mal-intencionados nos dispositivos. O software antivírus é uma etapa essencial para manter a proteção total de suas informações e ter uma boa estratégia de segurança.

origem: https://blog.avast.com/pt-br/fifa-world-cup-scams

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.