Ícone do site GuiadoCFTV

Intel e PrograMaria promovem evento sobre diversidade na tecnologia

Listen to this article

Na próxima quinta-feira (30), a organização PrograMaria — focada em promover mais diversidade para tecnologia — e a Intel realizarão a segunda edição do PrograMaria Encontros. O evento tem o intuito de refletir sobre a participação de pessoas negras na área de tecnologia. O encontro começará às 19h e será transmitido pelo canal oficial da PrograMaria no YouTube. Para participar, é preciso fazer a inscrição gratuitamente.

O encontro contará com a mediação de Taís Oliveira, analista de Inteligência de Negócios e pesquisadora membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC). Entre os painelistas, estão Nina da Hora, pesquisadora no Cyberbrics do CTS/FGV e Membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok Brasil; Andreza Rocha, Fundadora e Diretora Executiva Afroya Tech Hub; Fernanda Monteiro, Pesquisadora de Infraestruturas Alternativas – Rede Transfeminista de Cuidados Digitais; Zaika dos Santos, Multiartista, Pesquisadora e Cientista do Afrofuturismo, African Futurismo e Afropresentismo, e fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM.

“Nosso objetivo é incentivar a presença de grupos minoritários nessa área e valorizar pessoas que têm construído a tecnologia e que, na maioria das vezes, não têm a mesma visibilidade midiática”, explica Iana Chan, CEO do ProgaMaria.

“O evento traz um tema que ainda não é conhecido para a maioria das pessoas e surge como a oportunidade de compartilhar a nossa visão de mundo, num movimento genuíno de ampliar o repertório sobre Diversidade e Inclusão no nosso ecossistema”, reforça Andreza Rocha, fundadora do Afroya Tech Hub.

Fernanda Monteiro, painelista e pesquisadora de infraestruturas alternativas, explica que discutir esse assunto é uma forma de cobrar por novas formas de gerar frentes de mercado mais acessíveis. “Para uma pessoa negra, hackear é um dia qualquer: é a xepa da feira, é manter a usabilidade de um equipamento de dez anos, ou achar o sinal da internet ou da TV com palha de aço e antena feita de entulho de alumínio. Poucas coisas representam o núcleo do afrofuturismo como estas”.

origem: Intel e PrograMaria promovem evento sobre diversidade na tecnologia – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile