Iluminação inteligente será realidade em Jundiaí

Listen to this article

O contexto de cidade inteligente – ‘smart cities’ garante serviços na palma da mão para a população e gerenciamento dos serviços eficientes, em tempo real e agregados. A Prefeitura de Jundiaí busca, a partir da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública disponibilizar inúmeros serviços como conexão wi-fi, sistema de monitoramento da segurança e lâmpadas inteligentes que acendem quando o sensor identifica movimentação de pessoas. O edital de licitação publicado no início do mês.

O objetivo da administração é trocar todos os 47 mil pontos de iluminação convencional – em sua grande maioria de vapor de sódio,  por lâmpadas de LED e preparar o caminho para o crescimento do conceito e serviço de uma ‘smart city’ (cidade inteligente).

“A iluminação em LED não somente amplia a eficiência energética como reduz custos – redução de quase 50% de consumo de energia – a partir de sistemas inteligentes, assim como poderá oferecer pontos de monitoramento para  segurança feita pela Guarda Municipal, além de permitir a instalação de sensores para outros serviços que utilizam (IOT) internet das coisas, como a semaforização inteligente e a sinalização que dialoga com o transporte coletivo e que servem para agilizar os deslocamentos pela cidade. Além disso, a cidade mais iluminada ficará mais segura”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

“Utilizar LEDs de alta qualidade para a substituição do parque existente. O desenvolvimento recente desta tecnologia elevou-a a condição de melhor relação de fluxo luminoso gerado por Watt (unidade de medida) consumido no acendimento. Outro destaque é utilizar sistema de telegestão para monitoramento e planejamento do parque de iluminação”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) Adilson Rosa.

origem: Iluminação inteligente será realidade em Jundiaí | Notícias (jundiai.sp.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.