Ícone do site GuiadoCFTV

Programa faz descrição e catalogação automática de imagens

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, criaram um novo programa de computador que consegue interpretar imagens, descobrindo o que está representado em um desenho ou fotografia.

A primeira versão do programa possui um vocabulário de 330 palavras em inglês. Analisando a foto de dois jogadores de pólo, o programa catalogou-a com as palavras esporte, pessoas, cavalo e pólo. Vários outros exemplos são demonstrados no site dos pesquisadores (ver link abaixo, no quadro Para navegar).

O programa poderá ser utilizado tanto para a catalogação automática de bancos de dados de imagens – um trabalho essencialmente manual – quanto para se procurar por imagens específicas por meio de palavras – um trabalho já feito por mecanismos de busca, mas que operam a partir das palavras ao redor da imagem e não na própria imagem.

O programa foi batizado do ALIPR, uma sigla para “Automatic Linguistic Indexing of Pictures-Real Time”: indexação lingüística automática de imagens em tempo real.

Como a maioria dos sites não inclui comentários para suas imagens – as chamadas “tags” – elas simplesmente não podem ser encontradas, já que não são adequadamente catalogadas. O ALIPR, quando finalizado, deverá acabar com esse problema.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150061106

Nota do Editor: Quem sabe não parte deste projeto uma nova tecnologia para leitura de placas veiculares ou identificação de textos em imagens que possa ser aplicada em sistemas de CFTV.

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br[img align=left]http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010150061106-alipr.jpg[/img]

Sair da versão mobile