Supercomputador Santos Dumont poderá ser visitado em evento nacional de tecnologia

Listen to this article

Laboratório Nacional de Computação Científica centralizará as atividades em Petrópolis (RJ)

Durante a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá entre 17 e 22 de outubro, o público poderá conhecer o interior do supercomputador Santos Dumont. A visitação foi aberta pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que centralizará as atividades do evento em Petrópolis, Rio de Janeiro, com exposições, oficinas, palestras, peças teatrais e torneios esportivos.

Com capacidade de realizar mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas, por segundo, o supercomputador é formado por dois contêineres unificados, cujo telhado remete ao chapéu-panamá do aviador. Em seu interior, em uma parede, se lê a frase “O homem há de voar”, atribuída ao inventor. As visitas se destinam a universitários, que devem se inscrever pelo telefone: (24) 2233 6025.

Atividades

Além da visitação, a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) oferecerá, diariamente, das 9h às 17h, uma oficina do Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas (Saha), ferramenta responsável por cruzar dados de diversas áreas do conhecimento em busca de melhorar performances esportivas, presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, o público poderá realizar teste de frequência cardíaca e comparar seu rendimento ao de esportistas profissionais.

Uma série de exposições também serão feitas ao longo da semana. Entre os temas estão: abandono de cães e gatos, alimentação saudável, metarreciclagem (reaproveitamento de peças eletroeletrônica) e plantas medicinais, com doação de mudas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O museu itinerante Ciência Móvel, instalado em um caminhão, ficará estacionado todos os dias na sede da unidade de pesquisa.

SNCT

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre em todo o Brasil no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC. A Semana busca mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia. Outro objetivo é chamar a atenção da sociedade para a relevância do tema para a vida de cada um, bem como para o desenvolvimento do País.

O tema da Semana Nacional – “Ciência alimentando o Brasil” – alinha-se à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2016 como o ano internacional das leguminosas. Diante da escolha, o Laboratório Nacional de Computação Científica organiza apresentações de projetos e palestras sobre alimentação saudável e qualidade de vida, atenção básica à saúde, cultura alimentar, gastronomia sustentável e reciclagem da casca de coco verde. O grupo teatral Cochicho na Coxia encena a peça “Alice no país das calorias”.

Há previsão de outras atividades no campus do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), no Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), na Fiocruz, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – Casa de Cultura Cocco Barçante.

Confira a programação no portal do LNCC. 

origem: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2016/10/supercomputador-santos-dumont-podera-ser-visitado-em-evento-nacional-de-tecnologia

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.