Ícone do site GuiadoCFTV

Principais dúvidas sobre roteadores: perguntas e respostas

Listen to this article

Os roteadores Wi-Fi são ferramentas indispensáveis para o dia a dia de quem precisa ter acesso à internet – ou seja, praticamente todo mundo! Sem eles, é impossível transmitir o sinal de internet para as dependências de um imóvel, e como sabemos, tudo gira em torno de uma conexão com a rede. Há roteadores específicos para cada necessidade, e eles estão longe de simplesmente transmitir o sinal Wi-Fi, apesar dessa ser a sua função principal. Sendo assim, quais são os detalhes aos quais devemos estar atentos na hora de comprar um? Separamos as principais dúvidas sobre roteadores para te ajudar.

Confira as principais dúvidas sobre roteadores

O que levar em conta na hora de escolher roteador?

Em linhas gerais, os principais pontos a se observar no momento de escolher um roteador são:

Tendo em mente estas características principais, podemos analisar outros detalhes de forma mais profunda, para que a decisão de compra seja acertada. Para ajudar a escolher roteadores adequados para cada necessidade, elaboramos uma lista de perguntas e respostas. Veja a seguir:

Ambientes com muitos espelhos prejudicam o sinal Wi-fi?

Sim. A camada de metal na parte traseira dos espelhos causa efeitos nas ondas eletromagnéticas, sendo o principal deles a reflexão. Ambientes decorados com muitos espelhos podem sofrer a diminuição da área de cobertura e queda na qualidade da rede.

Objetos domésticos e móveis podem prejudicar o sinal de internet em uma casa?

Móveis e objetos metálicos interferem na propagação das ondas eletromagnéticas. O mesmo ocorre com qualquer equipamento que opere na mesma frequência ou que gere ruídos eletromagnéticos que causem interferências nos roteadores. Entre os objetos que afetam a distribuição do sinal, estão:

O tipo de construção da casa (paredes mais grossas ou finas) pode diminuir a eficiência do Wi-Fi?

As paredes podem ser vilãs para o sinal Wi-Fi e, quanto mais grossas, pior para a propagação. Alguns materiais usados na construção em alvenaria, como tijolos, cimento e azulejos, criam “barreiras” para a propagação do sinal wireless. Quanto mais grossas as paredes, menos sinal conseguirá “atravessar” para o outro lado.

2,4 GHz e 5 GHz. Qual é a recomendada para se usar em casa?

Tudo depende do tipo de equipamento que você possui. Para utilizar redes dual band e usufruir da rede 5 GHz e de padrões mais recentes como o AC, seus dispositivos, como smartphones e smart TVs, deverão ser compatíveis com essas tecnologias. Boa parte dos equipamentos mais modernos possuem essa compatibilidade, mas sempre vale a pena verificar as especificações fornecidas pelos fabricantes.

No caso de pessoas que possuem equipamentos mais antigos mas que também queiram utilizar outros aparelhos na rede 5 GHz, é possível, por exemplo, escolher um roteador dual band AC. Por funcionar em ambas as redes, os dispositivos antigos continuarão obtendo acesso normalmente, utilizando a conexão cabeada ou, então, a rede Wi-Fi 2.4 GHz. Já os equipamentos mais modernos terão acesso à rede 5 GHz AC.

A rede 5 GHz possui mais canais disponíveis e nela ainda não há tanta densidade de redes quanto na rede 2.4 GHz, principalmente em locais mais povoados.

Qual é o melhor lugar para se colocar um roteador?

O centro da área que se deseja cobrir com sinal Wi-Fi é o melhor lugar para posicionar o roteador, pois as ondas eletromagnéticas se propagam para todas as direções a partir dele. O posicionamento em locais mais altos evita os obstáculos que geralmente estão em níveis mais baixos. Roteadores mais modernos contam também com tecnologias como o Beamforming para direcionar de forma mais inteligente o sinal. Mas se você tem uma área muito grande para cobrir, ou não tem possibilidade de posicionar seu roteador no melhor local para propagação do sinal e precisa de uma rede com maior performance, há alternativas como a rede mesh, que vem se popularizando no mercado. Evite posicioná-lo perto da tv, de micro-ondas ou mesmo de espelhos, já que esses objetos interferem na emissão das ondas do roteador e provoca lentidão na rede.

Origem: Intelbras

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile