Algoritmo de IA restaura o quadro mais famoso de Rembrandt

Listen to this article

Em 1639, o pintor holandês Rembrandt van Rijn, na época com 36 anos, recebeu a encomenda de uma pintura para decorar a sede da Corporação dos Arcabuzeiros de Amsterdã. Concluído em 1642, esse quadro, hoje conhecido como A Ronda Noturna, é considerado uma das maiores pinturas do Ocidente e o maior representante do Barroco holandês.

A obra de arte já atraiu milhões de visitantes ao Rijksmuseum, na capital holandesa, mas o que poucos sabem é que o quadro é incompleto. Adquirido pela prefeitura de Amsterdã, em 1715, a pintura não cabia entre as duas portas do prédio, e a solução encontrada para o problema foi simples: cortar a pintura.

Dos 363 cm x 437 cm originais, foi tirada uma fatia de 60 cm do lado esquerdo, 22 cm da parte superior, 12 cm da inferior e 7 cm à direita. Como se percebe, a pintura é tão grande que os personagens são retratados quase em seu tamanho natural. Mas o que a destaca é a forma dramática com a qual Rembrandt usou os recursos de luz e sombra, além de imprimir uma percepção de movimento única.

Imagem de: Algoritmo de IA restaura o quadro mais famoso de Rembrandt

A Inteligência Artificial a serviço da arte

Passados mais de 300 anos do desastroso corte, os representantes do museu resolveram utilizar um software de computador para restaurar as peças que faltavam. Utilizando recursos de inteligência artificial, pesquisadores alimentaram o funcionamento do algoritmo com duas imagens do quadro.

A imagem resultante do processo cibernético foi impressa e montada exatamente ao lado da pintura original, para que os visitantes consigam admirar a obra em sua completude. A nova visualização permite notar um menino fugindo da polícia, e desloca o comandante do batalhão, do centro da pintura para o lado, sugerindo movimento de marcha, como em uma cena de cinema.

origem: https://www.tecmundo.com.br/software/219967-algoritmo-ia-restaura-quadro-famoso-rembrandt.htmLink Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.