Ícone do site GuiadoCFTV

Meta anuncia IA que gera imagens a partir de textos e desenhos

Listen to this article

Make-A-Scene segue passos de Dall-E e Imagen, mas permite que usuário desenhe como deve ser a imagem criada; Meta ainda não liberou ferramenta

Modelos de inteligência artificial para criar imagens parecem ser a mais nova tendência no setor.

O Dall-E da OpenAI e o Imagen do Google são dois exemplos de algoritmos desse tipo. Eles transformam descrições em desenhos e montagens sem que o usuário precise dominar ferramentas de arte.

A mais nova empresa a entrar nesse ramo é a Meta. A divisão de IA da empresa criou o Make-A-Scene, mas ele tem uma diferença em relação aos concorrentes.

Enquanto Dall-E e Imagen permitem apenas descrições em texto, o Make-A-Scene combina o que o usuário escreve com o que ele desenha.

Controlar e dar forma

No exemplo compartilhado por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, no Instagram, o usuário escreveu “uma pintura de um bicho-preguiça descendo de esqui uma montanha nevada”.

Ele também fez um desenho geral de como deveria ser a cena: o bicho-preguiça virado para a esquerda da tela, a montanha subindo à direita, o ângulo de descida praticamente diagonal. As oito imagens geradas seguem o layout montado pelo usuário.

“Para perceber o potencial da inteligência artificial em levar adiante a expressão criativa, as pessoas devem poder controlar e dar forma ao conteúdo que um sistema gera”, escreveu Zuckerberg.

Sucesso nos testes

Por enquanto, o Make-A-Scene não está disponível para o público geral, então não dá para ver como isso funciona na prática. Nos testes, avaliadores humanos tiveram que comparar imagens criadas usando textos e desenhos com aquelas que se baseavam apenas nos textos.

origem: https://www.terra.com.br/byte/meta-anuncia-ia-que-gera-imagens-a-partir-de-textos-e-desenhos,e5e92d80ebbbce86e7521820cb39f00b285c10ms.html

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sair da versão mobile