Wi-Fi 5 GHz: cinco casos em que é melhor utilizar a faixa no roteador

Listen to this article

Wi-Fi 5 GHz: cinco casos em que é melhor utilizar a faixa no roteador

Conheça cenários em que a frequência mais alta do roteador dual-band faz a diferença4

A faixa de 5 GHz pode fazer a diferença em alguns tipos de uso. Durante a quarentena por conta do novo coronavírus, por exemplo, mais gente acessa o mesmo Wi-Fi, o que deixa as redes de 2,4 GHz ainda mais congestionadas. A frequência de 5 GHz sofre menos interferência e não é tão utilizada, sendo indicada para quem precisa de maior velocidade na conexão. Em alguns roteadores dual-band, a faixa é oferecida de forma automática, mas há casos em que o usuário precisa configurar o acesso à frequência. Confira a seguir cinco cenários em que o WI-Fi 5 GHz deve funcionar melhor no dia a dia.

Muita gente em casa

As redes de 5 GHz tendem a ser menos obstruídas em relação às de 2,4 GHz. Isso acontece porque a frequência mais baixa é também mais comum, especialmente em regiões populosas e com muitas redes Wi-Fi. Diversas tecnologias sem fio e eletrodomésticos também utilizam essa faixa, como Bluetooth, microondas, entre outros. Dessa forma, a faixa de 2,4 GHz pode apresentar uma conexão instável quando muita gente estiver conectada na mesma rede.

Ao usar a frequência de 5 GHz, mais alta, a tendência é ter menos interferência por parte de outros dispositivos wireless que estejam por perto. Além disso, por conta do menor alcance, há menos chance de interferência entre duas redes diferentes.

Filmes e séries via streaming

As redes de 5 GHz oferecem maiores velocidades de transferência e, por conta disso, são mais indicadas em situações que exigem muitos dados. Um exemplo típico é o consumo de streaming, já que uma conexão rápida e com maior capacidade vai garantir uma boa exibição de som e imagem. Dessa forma, o conteúdo deve carregar com mais facilidade, mantendo uma boa definição e evitando engasgos durante a reprodução. Mas, vale lembrar: não basta que o roteador ofereça a faixa em 5 GHz. Para usufruir da rede, os dispositivos conectados também devem ser compatíveis com a frequência.

Jogar online

Assim como no exemplo anterior, games multiplayer pela Internet dependem de uma conexão estável e taxas elevadas de troca de dados entre roteador e PC. Vale lembrar que, no caso de consoles, é importante verificar se o modelo tem suporte à rede – o PS4, por exemplo, é limitado ao Wi-Fi de 2,4 GHz. A faixa de 5 GHz seu equipamento permite velocidades maiores, o que é fundamental para evitar lags na hora de jogar online.

Lembre-se, no entanto, que ainda assim o Wi-Fi não é a solução ideal. A melhor forma de jogar online, seja no computador ou no console, é por meio de conexão direta via cabo Ethernert, já que a medida garante maior estabilidade.

Chamada de vídeo

Com a demanda por um fluxo constante de dados, como ocorre no streaming, o uso da faixa de 5 GHz do seu roteador pode ser mais interessante para chamadas por vídeo. A maior frequência deve garantir uma boa qualidade à ligação, mantendo a estabilidade para uma melhor transmissão de imagem e som. Em chamadas feitas via celular ou notebook, vale lembrar que redes 5 GHz têm maior dificuldade em atravessar obstáculos, além da menor área de cobertura. Portanto, a dica é ficar próximo ao roteador durante a videoconferência.

Baixar ou enviar arquivos pesados

Para fazer download ou upload de arquivos pesados, também é interessante ter uma taxa de transferência maior na conexão. Dessa forma, utilizar o 5 GHz é o mais indicado, já que vai melhorar a velocidade nos dois sentidos. Portanto, caso seu roteador trabalhe com duas redes separadas, vale conferir em qual delas o dispositivo está conectado.

origem: Techtudo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.