Ícone do site GuiadoCFTV

Sony lança sensores com tecnologia EVS e foco em dispositivos IIoT

Sensores de Imagem Sony
Listen to this article

A Sony busca expandir sua liderança no mercado de sensores de câmeras ameaçada pela Samsung, mas as aplicações de suas tecnologias variam entre o segmento mobile e diversos casos de uso na indústria.

Nesta semana, a gigante japonesa está apresentando seus novos sensores — IMX636 e IMX637 — com a tecnologia de visão baseada em evento (do inglês, “Event-based Vision Sensor” ou EVS), que utiliza a inteligência artificial para processar informações sobre um objeto capturado pelo equipamento.

 

A empresa divulga que os mecanismos são equipados com um dos menores tamanhos de pixel do mercado — apenas 4,86μm — o que contribui para analisar as variações de luz em cada ponto da imagem individualmente em coordenadas x e y para rastrear um objeto com agilidade, possibilitando a melhoria de produtividade em equipamentos e outras aplicações.

Os sensores são capazes de imitar o olho humano e equipar o hardware em diferentes ambientes e condições de iluminação, observando objetos de foco com alta precisão. A tecnologia pode ser usada em equipamentos industriais, análise de captura de movimento, dispositivos para cidades inteligentes, entre outros conceitos de indústria 4.0.

Com as necessidades cada vez mais sofisticadas e diversificadas do negócio de equipamentos industriais, o uso de sensores para extrair as informações necessárias das imagens capturadas pelas câmeras continua a crescer, exigindo aquisição de dados cada vez mais eficiente.

Sony

O equipamento utiliza filtros de eventos desenvolvidos em parceria com a Profhesee, companhia especializada em soluções biônicas, permitindo que dados desnecessários de eventos sejam eliminados e torne os resultados adequados para várias aplicações. Veja abaixo um exemplo que detalha a função do filtro de eventos:

À esquerda, o filtro de eventos está desativado; à direita, o recurso está ativado.

De acordo com a Sony, os sensores IMX636 e IMX637 estarão disponíveis no mercado a partir de outubro de 2021. Esse lançamento deve aproximar os conceitos de Internet das Coisas Industrial (IIoT) com recursos automatizados e maior eficiência de dados.

 

Origem: Tudo Celular

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile