Ícone do site GuiadoCFTV

Nova técnica permite que impressoras 3D criem produtos complexos

Listen to this article

Cientistas da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, criaram um novo tipo de impressão 3D. Batizado de RevoMaker, o novo método permite que produtos complexos, com partes móveis e até circuitos eletrônicos, sejam criados num processo de impressão único. As modificações, de acordo com os pesquisadores, são mínimas e podem ser adaptadas em impressoras 3D comuns a um custo baixo.

Impressoras 3D convencionais funcionam no método batizado de aditivo, em que o dispositivo cria um objeto por meio do depósito de uma camada de resina plástica por vez. Essa saída é eficiente para a fabricação de peças e objetos estáticos, mas tem limitações.

Uma delas é quando o design do objeto a ser impresso possui alguma saliência, ou extremidade, como os braços de um boneco, por exemplo. Para serem impressos, esses detalhes precisam ser criados com a ajuda de suportes, que adicionam complexidade à impressão, tempo e costumam significar maior consumo de material.

A solução empregada pelo método RevoMaker é usar um suporte de impressão cúbico, diferente da área plana usada tradicionalmente. Dessa forma, o objeto a ser criado pode ser produzido com maior velocidade nas faces do cubo, que também pode abrigar circuitos eletrônicos para dar ao objeto impresso movimento e outros recursos.

Os pesquisadores que criaram o método não o veem como um serviço ou produto a ser imediatamente comercializado. Na visão dos cientistas, o RevoMaker é apenas uma técnica complementar, desenvolvida para aprimorar as ferramentas disponíveis à comunidade de usuários da tecnolgia da impressão 3D.

origem: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/11/nova-tecnica-permite-que-impressoras-3d-criem-produtos-complexos.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile