Como funciona uma lâmpada com câmera? Conheça a tecnologia espiã

Listen to this article

Lâmpadas de LED com câmera HD escondida podem gravar no escuro e transmitir imagens via Internet em tempo real

As lâmpadas de LED com câmera HD 360° estão disponíveis no mercado brasileiro em diversos modelos e preços. Desenvolvidas para serem um produto que oferece vigilância de forma discreta, as “câmeras espiãs” chamam muito menos a atenção que outros dispositivos de segurança convencionais. Por isso, os aparelhos ganham certa popularidade entre os consumidores.

Para entender melhor como funciona e quais ferramentas estão por trás da inteligência do eletrônico, confira a seguir os detalhes que o TechTudoreuniu sobre as lâmpadas com câmera. Saiba se a tecnologia é uma boa opção para você proteger a sua casa.

Instalação

A instalação não tem diferença em relação ao procedimento que envolve uma lâmpada comum: basta plugar o dispositivo no bocal. Depois, o usuário precisa conectar o aparelho ao Wi-Fi mais próximo e fazer o download do aplicativo próprio da lâmpada. Pelo app, é possível escolher as configurações desejadas de acordo com as suas necessidades.

A câmera dentro da lâmpada é sem fio e equipada com microfone, alto-falante, microSD, sensor infravermelho e Wi-Fi. Em relação ao consumo, o produto promete ser econômico – por ser uma lâmpada do tipo LED, ela deve oferecer alta durabilidade e baixo consumo de energia.

Funcionamento

Uma vez conectado à rede Wi-Fi, o acessório pode transmitir as imagens capturadas em 360º por meio de um aplicativo próprio. Para armazenar os vídeos, é necessário inserir um cartão microSD com capacidade para até 64 GB. Além disso, muitos modelos contam com sensores de movimento na área definida pelo app.

De acordo com uma fabricante, a gravação começa ao ligar o interruptor. É necessário, portanto, acender a luz para a eletricidade alimentar a lâmpada. O usuário pode controlar a luminosidade após baixar o aplicativo do aparelho, porém ele não funciona sem que o interruptor esteja ligado.

Aplicativo

A maioria dos aplicativos das lâmpadas espiãs está disponível para Android e iPhone (iOS). Alguns modelos contam com funções especiais no app, como controlar o zoom da câmera, luminosidade, ouvir o áudio do que foi gravado e usar o alto-falante para se comunicar com o ambiente onde o dispositivo está instalado. Além disso, o aplicativo pode avisar ao usuário quando há o registro de alguma movimentação.

Alguns aparelhos fazem gravação panorâmica e podem ter resolução de 1280 x 960 pixels, além de contar com visão noturna. Nesse caso, é possível acionar pelo app de forma manual ou configurar para acionar automaticamente na falta de luz. Antes de comprar o produto, é importante verificar se ele é bivolt, para ser usado em qualquer região do Brasil.

Outro aparelho disponível é o “Camera Ip Seguraca Lampada Vr 360 Panoramica Espia Wifi V380”, que permite acender a luz remotamente por meio da Internet. À venda por R$ 95, a câmera conta com 1,3 megapixels e lente no formato olho de peixe.

Por fim, há também a “Câmera espiã com 32 GB em lâmpada LED”, com especificações mais avançadas e preço de R$ 440. O modelo faz gravações de vídeo com áudio, em qualidade Full HD de até 1920 x 1080, e acompanha cartão microSD de 32 GB. O dispositivo traz o recurso de detecção de movimento, que serve para iniciar a gravação apenas quando o sensor de presença percebe movimentações no ambiente. Outra função interessante é a visão noturna, que permite filmar e fotografar no escuro, com uma distância máxima de até 5 m².

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.