Pesquisa da IBM comprova que computadores quânticos são muito mais rápidos

Listen to this article

Estudo mostra que computadores quânticos podem resolver problemas de forma muito mais rápida que máquinas convencionais

Uma pesquisa feita por profissionais da IBM comprovou que computadores quânticos são muito mais rápidos do que os modelos tradicionais na resolução de problemas. O estudo comparou o tempo levado pelos dois tipos de máquinas para solucionar um algoritmo e o aparelho quântico teve desempenho positivo.

Conduzida pela equipe do pesquisador Sergey Bravy, a análise desfaz o mito de que, um dia, computadores tradicionais poderiam atingir a mesma capacidade dos modelos quânticos, considerados milhões de vezes mais rápidos. Isso não é possível justamente porque os dois tipos de computação possuem naturezas diferentes.

Embora as teorias já indicassem que um computador quântico tem margem para ser milhões de vezes mais rápido para vencer um algoritmo qualquer, não havia provas dessas vantagens até o momento. O estudo dos especialistas da IBM, no entanto, lança nova luz sobre essa questão ao mostrar que um computador quântico será capaz de resolver um algoritmo – aquele passo a passo descrito anteriormente – de forma mais ágil que um computador comum.

Para entender a descoberta, é preciso ter em mente o que são os algoritmos. Como já sabemos, os computadores trabalham com instruções precisas e sequenciais. Isso significa que, basicamente, a máquina recebe os dados do usuário, processa, emite um resultado e, eventualmente, armazena essas informações. Esses passos pré-definidos para a resolução de problemas são chamados de algoritmos.

No PC tradicional, o algoritmo precisa crescer em complexidade, conforme o conjunto de dados inseridos pelo usuário aumenta. Isso acontece porque eles não são capazes de trabalhar com processamento paralelo, ou seja, não podem resolver vários problemas ao mesmo tempo. Já no computador quântico, isso não ocorre. A mesma “receita” serve para situações simples e complexas, o que diminui consideravelmente o tempo exigido para chegar a um resultado.

Em termos práticos, a pesquisa da IBM não resolve questões centrais da computação quântica, mas aponta caminhos para programadores que desejam se especializar nessa área. Agora, esses profissionais já podem criar os primeiros algoritmos (ou seja, os primeiros programas de computador) quânticos e ferramentas capazes de tirar proveito desses novos computadores.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.