Ícone do site GuiadoCFTV

Transformação digital chega às instituições de ensino para engajar alunos e promover mais segurança

Listen to this article

Por Fátima Silano

Cada vez mais instituições de ensino de diferentes portes adotam boas práticas tecnológicas do mundo corporativo no cuidado com alunos, professores e instalações. Sei disso pela natureza do meu trabalho e pude ter mais informações sobre experiências recentes de importantes escolas e universidades durante o evento Juntos Pela Educação, em que tivemos o prazer de organizar. O objetivo do encontro foi discutir a importância de diversas tecnologias no modelo de ensino atual.

Neste artigo, especificamente, quero compartilhar com você algumas soluções de tecnologia que são tendências quando o assunto é engajamento dos alunos e segurança do patrimônio e de quem o frequenta. São elas:

  • Videoconferência – O perfil do estudante mudou. Se antes ele se contentava em apenas sentar em uma cadeira, receber informações do professor e anotá-las, hoje ele quer participar da construção do aprendizado e, de preferência, que isso aconteça em um ambiente mais flexível e dinâmico. E, para engajar esses alunos, algumas instituições de ensino estão se reinventando por meio da adesão à videoconferência, que permite a comunicação em áudio e vídeo, simultaneamente e em tempo real, além da possibilidade de compartilhamento de dados. As finalidades da ação são diversas: incentivar a troca de experiências entre alunos, professores e membros da mesma instituição ou de unidades distintas; viabilizar um ensino híbrido, que mescle aulas presenciais e EaD; e transmitir palestras, cursos ou aulas inaugurais e abertas a um maior número de pessoas. Tudo isso com economia de tempo e investimentos financeiros.

Videoconferência, automação de ambientes, controle de acesso e videomonitoramento são tendências tecnológicas para engajamento dos alunos e segurança do patrimônio e de quem o frequenta.

  • Automação de ambientes – Algumas instituições de ensino já adotaram em suas instalações o conceito de prédio inteligente, permitindo que, por exemplo, com apenas um toque, luzes de pontos estratégicos se acendam, com base em uma configuração pré-definida. É possível, ainda, fazer a integração e controle unificado de iluminação, persianas, ar-condicionado, projetores, telas lift e equipamentos de áudio e vídeo. Tudo isso reduz o consumo de energia e otimiza a operação.
  • Controle de acesso – Para garantir a segurança de alunos, professores, colaboradores e visitantes, instituições de ensino do país estão optando pela instalação de catracas inteligentes, que liberam o acesso à instituição por meio do uso da biometria. Dessa forma, é possível saber, em tempo real, quais pessoas passaram pelas instalações da instituição e quem ainda está no interior dela. Também há no mercado sistemas que fazem a liberação aos ambientes por meio de código numérico e reconhecimento facial, entre outros meios.

Não há mais dúvidas de que a tecnologia chegou para promover mudanças positivas e significativas nas nossas vidas.

  • Vídeomonitoramento – É possível ampliar a segurança de um patrimônio por meio da integração entre vídeo e sensores. Estabelecimentos educacionais, que contam com áreas abertas, podem instalar câmeras com linhas de barreira em todos os perímetros da instituição. Dessa forma, caso algum indivíduo ultrapasse as barreiras após o horário de término das aulas, a sala de comando receberá um alerta. Além disso, o controle detalhado dos acontecimentos pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Todas as imagens capturadas possuem alta resolução e podem ser armazenadas em equipamentos físicos ou em cloud computing.

Não há mais dúvidas de que a tecnologia chegou para promover mudanças positivas e significativas nas nossas vidas. Mas você, gestor, não caia no erro de aderir a qualquer tipo de solução apenas para transparecer uma imagem de companhia atualizada. Prefira, antes, buscar o apoio de um especialista capaz de identificar suas reais necessidades e propor o melhor caminho a seguir.

Fatima Silano

É diretora de Building Information da Seal Telecom

 

 

Sair da versão mobile