Huawei divulga estudo que prevê 10 megatendências para 2025

Listen to this article

Relatório destaca tendências tecnológicas incluindo cobertura 5G, implantação de Inteligência Artificial, adoção de robôs domésticos e uso de assistentes inteligentes

A Huawei lançou recentemente a nova edição do relatório Global Industry Vision (GIV)que tem como objetivo dar continuidade às previsões de desenvolvimento tecnológico e industrial até o ano de 2025. Com base nos dados quantitativos da própria Huawei, bem como casos de uso do mundo real sobre como a tecnologia inteligente está permeando todos os setores, o relatório identifica 10 megatendências que atualmente moldam a maneira como as pessoas vivem e trabalham.

O GIV também prevê tendências tecnológicas até 2025, incluindo cobertura 5G, implantação de Inteligência Artificial, adoção de robôs domésticos e taxas de uso de assistente inteligente. As 10 tendências e exemplos das principais previsões do GIV para 2025 são:

  1. Viver com Bots: Avanços na ciência material, Inteligência Artificial perceptual e tecnologias de rede estão impulsionando a adoção da robótica em uma variedade de cenários domésticos e pessoais. O GIV prevê uma taxa de penetração global de 14% de robôs domésticos.
  2. Super visão: A convergência de 5G, Realidade Virtual/Realidade Aumentada, aprendizado de máquina e outras tecnologias emergentes nos permitirá ver além da distância, da distorção, da superfície e da história, abrindo novas perspectivas para pessoas, negócios e cultura. O GIV prevê que a porcentagem de empresas que usam Realidade Virtual/Realidade Aumentada aumentará para 10%.
  3. Zero Busca: À medida que os dispositivos direcionados por dados e com sensores integrados começam a antecipar nossas necessidades, as informações nos encontrarão. Pesquisas futuras serão livres de botões, redes sociais pessoais serão criadas sem esforço e a indústria se beneficiará da “manutenção de pesquisa zero” (zero-search maintenance, em inglês). O GIV prevê que 90% dos proprietários de dispositivos inteligentes usarão assistentes pessoais inteligentes.
  4. Ruas Adaptadas: Sistemas inteligentes de transporte conectarão pessoas, veículos e infraestrutura, criando congestionamento zero, resposta rápida a emergências e outras funções que tornarão a vida mais tranquila. O GIV prevê que 15% dos veículos terão a tecnologia de veículo conectado a tudo via rede móvel (Cellular Vehicle-to-Everything, em inglês)
  5. Trabalhando com Bots: Já transformando muitas indústrias, a automação inteligente assumirá tarefas mais perigosas, repetitivas e de alta precisão – um benefício para segurança e produtividade. O GIV prevê que haverá 103 robôs na indústria para cada 10.000 funcionários.
  6. Criatividade Aumentada: A Inteligência Artificial em nuvem reduzirá o custo e a barreira de entrada para a experimentação científica, inovação e arte, abrindo uma mina de ouro do potencial criativo que está disponível para todos. O GIV prevê que 97% das grandes empresas terão implantado Inteligência Artificial.
  7. Comunicação sem atrito: A análise de Inteligência Artificial e big data criará uma comunicação perfeita entre empresas e clientes, e quebrará as barreiras da linguagem. Precisão, compreensão e confiança irão sustentar as comunicações de amanhã. O GIV prevê que as empresas utilizarão 86% dos dados que produzem.
  8. Economia Simbiótica: Empresas em todo o mundo estão adotando tecnologia digital e aplicativos inteligentes em plataformas de acesso unificadas. Isso significa maior colaboração, compartilhamento de recursos, ecossistemas globais mais fortes e maior produtividade. O GIV prevê que todas as empresas em todos os lugares usarão a tecnologia de nuvem e 85% dos aplicativos de negócios serão baseados em nuvem.
  9. Lançamento rápido do 5G: O 5G está aqui e será é realidade muito mais rápido do que qualquer geração sem fio anterior – o potencial para indivíduos, empresas e sociedade é enorme. O GIV prevê que 58% da população mundial terá acesso a 5G.
  10. Governança Global Digital: Os avanços na tecnologia digital devem ser equilibrados por padrões e princípios de dados compartilhados para o uso de dados. O GIV prevê que o volume anual de dados globais chegue a 180 ZB (1 ZB = 1 trilhão de GB).

“A acelerada evolução tecnológica nos permitirá chegar a cenários que somente imaginávamos em filmes de ficção científica. Estamos direcionando nossa visão para além do que vemos agora e olhando para o futuro, mudando de inovação para invenção. Em alguns países já observamos mudanças na vida, no trabalho e na sociedade à medida que as indústrias adotam Inteligência Artificial, 5G, computação em nuvem e outras tecnologias emergentes”, analisa Julio Sgarbi, diretor de Consultoria da Huawei Brasil. “A Huawei participará desta invenção fazendo uso de 5G, Inteligência Artificial, Cloud e outras tecnologias emergentes, oferecendo a todas as pessoas, lares e organizações um futuro inteligente, bem como os benefícios de novas oportunidades de crescimento”, completa.

Com o primeiro relatório lançado em 2018, o GIV@2025 foi projetado para analisar as tendências de desenvolvimento da indústria e servir como um guia estratégico para a implantação de TIC. Para saber mais, visite: www.huawei.com/minisite/giv/en.

Origem: Huawei

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.