Notebooks com APUs Ryzen 4000 serão lançados no início de 2020

Listen to this article

De acordo com o Wccftech, a CEO da AMD, Doutora Lisa Su, confirmou, no domingo (03), que os primeiros notebooks com os novos chips Ryzen 4000 serão lançados já no início de 2020, durante a CES, que ocorre em janeiro. Os Ryzen 4000 para a plataforma móvel são APUs baseadas na arquitetura Zen 2, de 7 nanômetros.

Ryzen 4000 para desktops no meio do ano

A programação de lançamentos da AMD para 2020 vai obedecer a mesma agenda de 2019. Cada nova geração de chip será lançada no mesmo momento em que a geração antecessora foi anunciada este ano. De fato, é uma notícia boa e otimista, pois demonstra o compromisso da empresa em não cometer atrasos.

Nomenclatura dos chips pode confundir

As APUs móveis Ryzen 3000, baseadas na microarquitetura Zen+ de 12 nm, foram lançadas no início deste ano, enquanto as CPUs Ryzen 3000 para desktop, baseados na microarquitetura Zen 2 de 7 nm, foram lançados em julho.

Em 2020, as APUs móveis Ryzen 4000 passam para a microarquitetura Zen 2 (7 nm) e as CPUs Ryzen 4000 vão estrear a microarquitetura Zen 3 (7 nm+).

Chips EPYC Milan para servidores no 2º semestre

Nos primeiros meses do segundo semestre, é hora do lançamento das CPUs para servidores EPYC codinome Milan, baseados no Zen 3.

É esperado que os novos chips sejam compatíveis com os soquetes atuais: SP3, no caso de servidores, e AM4, para processadores desktop.

Zen 3 com IPC 8% maior

Alguns analistas estão prevendo que a arquitetura Zen 3 poderá ter um ganho de 8% de instruções por clock em relação ao Zen 2, no mínimo. Obviamente, os Ryzen 4000 devem apresentar desempenho superior aos chips da geração anterior, mesmo que tenham a mesma frequência, e gastando menos energia. Ainda há rumores de que eles terão um incremento de 200 MHz na frequência.

A nova arquitetura deve manter os oito chiplets por die, com melhoras na hierarquia de cache e no infinity fabric, para reduzir a latência.

Origem: Tecmundo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.