Fechadura digital: confira se vale a pena instalar o dispositivo

Listen to this article

Fechadura digital: confira se vale a pena instalar o dispositivo

Aparelho oferece segurança e modernidade a um custo elevado; veja as vantagens e desvantagens do aparelho

Já pensou em não ter mais que carregar as chaves de casa ou do trabalho o tempo todo? Essa é a proposta das fechaduras digitais, mecanismos que têm como função substituir as tradicionais fechaduras de ferro e evitar o desespero de quem já ficou trancado do lado de fora por ter esquecido ou perdido as chaves.

Mais modernas, elas já existem há algum tempo no mercado e podem ser vistas com facilidade em empresas e hotéis, mas podem ser utilizadas também em casas, apartamentos e condomínios.

Desbloqueadas por biometria, cartão e até mesmo pelo smartphone, elas oferecem opções interessantes para quem busca por segurança e um visual mais moderno.

Como funciona uma fechadura digital?

As fechaduras digitais ou eletrônicas são aquelas que dispensam o uso das tradicionais chaves e também da fechadura de metal. Mais práticas – e também visualmente mais atraentes –, a vasta maioria delas funcionam à base de pilha ou bateria. Nesse sentido, é importante destacar que os mecanismos das fechaduras digitais foram feitos para otimizar energia e que uma pilha comum pode durar um longo período no aparelho. E quando a vida útil da fonte de energia estiver perto do fim, as fechaduras irão emitir, com antecedência, avisos para que a pilha ou bateria possa ser trocada.

Se, mesmo com os avisos, o usuário não trocar a bateria e a fonte de energia se esgotar, as fechaduras ainda podem ser abertas com uma chave comum única. Algumas também contam com entrada USB para uso de carregadores portáteis ou conexões para baterias 9V.

A grande maioria dos modelos tem trancamento automático quando a porta é fechada. Assim a maçaneta do lado de fora fica inutilizada até alguém destravá-la novamente por fora. Em compensação, essas fechaduras não se trancam por dentro. Quando alguém abaixa a maçaneta de dentro, todas as travas se abrem, não apenas a lingueta (trava mais básica).

Segundo Gradiz, isso acontece porque as fechaduras eletrônicas seguem normas americanas e europeias de segurança. “No Brasil, as portas tem miolo de chave por fora e por dentro. Então é possível trancar a porta pelo lado de dentro e acabar perdendo a chave. Se acontece um incêndio, por exemplo, você fica trancado para dentro. Esse é o motivo de a maioria das fechaduras digitais não se trancarem por dentro, por efeito de segurança, rota de fuga.”

Para quem tem criança em casa ou quer impedir que uma pessoa saia com facilidade, uma solução é acrescentar uma corrente ou um ferrolho com trancamento manual na parte mais alta da porta.

Quais as vantagens de ter uma fechadura digital?

Além do visual mais moderno – e de ter um bom apelo para quem é fã das novas tecnologias -, as fechaduras eletrônicas tem algumas vantagens interessantes que devem ser levadas em consideração pelo usuário. São elas:

  • Praticidade: esse talvez é o aspecto principal da fechadura eletrônica, principalmente se considerarmos os modelos por biometria, aplicativo e senha. Não é preciso carregar chaves físicas e ter a preocupação de sempre ‘passar a chave’, já que ela é acionada automaticamente assim que a porta é fechada;
  • Segurança: outro ponto importante que deve ser levado em consideração, é o fato de que muitos dos modelos de fechaduras já vem com sistema antiarrombamento incluso. Ou seja, caso o aparelho seja forçado ou violado, ela automaticamente irá disparar um alarme sonoro, o que até pode dispensar os tradicionais sistemas de segurança em alguns casos;
  • Possibilidade de combinar vários sistemas: alguns modelos mais modernos permitem que os usuários configurem dois ou mais sistemas de segurança ao mesmo tempo. Ou seja, é possível acionar biometria e senha, até achar o método mais adequado para o ambiente, por exemplo.

Quais as desvantagens das fechaduras digitais?

Apesar de ter algumas funções interessantes, as fechaduras eletrônicas também possuem desvantagens que podem dificultar um pouco a vida de quem está pensando em utilizar o aparelho. Confira:

  • Assistência especializada: ao contrário dos chaveiros tradicionais, as fechaduras digitais não podem ser instaladas e ou ainda consertadas por meio de ‘gambiarras’. Por serem sistemas mais modernos e inteligentes, qualquer problema precisará ser resolvido por meio de mão de obra especializada, o que além de ter um custo, pode demorar um pouco, já que os técnicos para esse sistema não são fáceis de encontrar como os chaveiros comuns.
  • Preço elevado: talvez o principal ponto negativo para o sistema. Geralmente, as fechaduras eletrônicas custam entre R$ 200 e R$ 4 mil – sem considerar o custo de instalação -, sendo que as mais caras também costumam ser as mais seguras. Ou seja, para quem está pensando em instalar o acessório levando em consideração os mecanismos de segurança, saiba que o preço pode ser bem mais salgado que o esperado;
  • Ela não pode ser instalada em qualquer material: ao contrário dos modelos tradicionais, a fechadura digital não vai bem em qualquer tipo de porta. Materiais como ferro e o vidro não oferecem a espessura necessária para que o sistema consiga ser instalado. Logo, quem quiser instalar o mecanismo, já pode botar na lista a compra de uma porta de madeira mais espessa e apropriada.

origem:  Estadão

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.