Ícone do site GuiadoCFTV

Samsung anuncia solução de drone com IA para otimizar antenas

Listen to this article

Samsung anuncia solução de drone com IA para otimizar antenas

Tecnologia faz em 15 minutos processo que dura algumas horas e que demanda muita mão-de-obra

Nesta quinta-feira (25), a Samsung anunciou uma demonstração bem-sucedida de sua solução baseada em drone que visa auxiliar na avaliação de antenas para redes 4G e 5G. A intenção é que o produto permita aos operadores gerenciar as instalações de forma automatizada.

Para a demonstração, um engenheiro da Samsung utilizou um smartphone com um aplicativo de controle remoto, que pilotou o drone equipado com uma câmera para tirar fotos das antenas instaladas no telhado de um edifício. A partir dos dados visuais capturados pela câmera e enviados simultaneamente para um servidor em nuvem, uma inteligência artificial (IA) verificou a inclinação e a rotação das antenas para determinar se a instalação foi feita corretamente.

Em menos de um minuto, os dados foram enviados e processados para entregar o resultado em tempo real aos engenheiros que acompanhavam a demonstração. No total, do lançamento do drone à entrega dos resultados, a solução da Samsung leva cerca de 15 minutos. O processo feito manualmente por técnicos que sobem em antenas pode demorar diversas horas para ser concluído.

Confira o vídeo em que a Samsung anuncia sua solução:

Agora, além do recurso para avaliação das antenas, a Samsung pretende incluir na solução funções que permitirão aos engenheiros o ajuste remoto das antenas a partir de dispositivos móveis ou computadores.

“Quando essa solução for lançada globalmente no fim deste ano, oferecerá uma maneira mais segura, econômica e conveniente de satisfazer as demandas do mercado, aproveitando nossos recursos exclusivos na combinação das mais recentes tecnologias – drones, IA e 5G”, completou.

origem:  Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile