Ícone do site GuiadoCFTV

Startup lança drone militar com IA no estilo ‘canivete suíço’

Listen to this article

Startup lança drone militar com IA no estilo ‘canivete suíço’

Equipamento também poderá transportar armas e outras cargas úteis para guerra; é possível que objeto seja usado pelo Pentágono

A Anduril, startup de tecnologia militar, anunciou um novo produto, o drone Ghost 4. O equipamento vai ajudar, por meio da IA, a identificar soldados e outras armas em campo de batalha. O aparato ainda tem capacidade de transportar cargas como sistemas para interferência em comunicações inimigas ou laser infravermelho. A nova ferramenta possibilita mais eficiência e agilidade em situações de guerra.

O drone não segue o padrão de design convencional, mas trata-se de um modelo totalmente inovador. Isto porque Ghost 4 faz lembrar um pequeno helicóptero. A invenção possui cerca de 2 metros de cumprimento e pode voar até 100 minutos com apenas uma carga. É possível controlar o equipamento de forma remota ou ainda acionar o “piloto automático”.

O equipamento também pode atuar em conjunto com outros drones do seu tipo, permitindo que um enxame de Ghosts 4 auxilie na defesa de um grupo e ataque a outro. De qualquer forma, o dispositivo ainda usa um software considerado convencional, o Lattice.

Ghost é prático até na hora de ser transportado. Apesar do tamanho, o instrumento é dobrável para caber em uma mochila. Vale ainda destacar que o drone foi projetado para suportar condições adversas de ambiente como água do mar e areia.

“Canivete suíço”

O desenvolvedor da tecnologia, Palmer Luckey, dono da Anduril, definiu o Ghost como “um canivete suíço que pode fazer tudo”. Ele ainda revela que em um futuro próximo, o equipamento poderá transportar seus próprios sistemas de armas. “Seria possível”, afirmou. Luckey também inventou o Oculus Rift, de realidade virtual.

O fundador acredita que sem tecnologia de inteligência artificial, os Estados Unidos correm grande risco de ficar atrás de países como Rússia e China na guerra bélica. “Não acho que podemos vencer uma corrida armamentista de IA pensando que isso não vai acontecer”, esclareceu Luckey.

Nesta mesma linha, a empresa tem desenvolvido uma plataforma de inteligência artificial que será utilizada pelo governo americano para monitorar atividades na fronteira com o México.

Cabe lembrar ainda que o alvo de vendas da empresa é o Pentágono, que inclusive já se mostrou interessado em investir em equipamentos do tipo.

origem: Portal da Segurança

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Sair da versão mobile