IBM cria inteligência artificial que um dia derrotará humanos na base do diálogo

Listen to this article

IBM cria inteligência artificial que um dia derrotará humanos na base do diálogo

Imagine o seguinte cenário: você está em um debate contra uma rede neural capaz de processar milhões de informações por segundo. Quem venceria? Os humanos, hoje, ainda levam vantagem, mas até quando?

Um programa de inteligência artificial desenvolvido por cientistas da IBM mostrou ser tão bom em discutir temas com pessoas reais que parece ser uma questão de tempo até que essa competição se torne injusta.

O Projeto Debater vem sendo desenvolvido há vários anos e já consegue argumentar com seres humanos de forma significativa. A IA é capaz de tomar partido em um debate com tópicos previamente escolhidos e ainda defender seu ponto de vista.

Descrita em um estudo publicado na Revista Nature, a IA ainda precisa de aprimoramento, mas em demonstrações feitas em 2019 ficou claro quão longe ela pode ir. Em uma disputa feita contra um especialista no assunto, o campeão de debates Harish Natarajan, a Inteligência Artificial revelou que pode formar argumentos sobre tópicos complexos, apresentar um caso e sustentar sua opinião com base nos fatos. Nada mais humano que isso!

Veja o vídeo do debate entre Harish e a Inteligência Artificial:

Mas pelo menos por enquanto ela ainda precisa ser abastecida por pessoas de carne e osso. O Projeto Debater foi alimentado com cerca de 400 milhões de notícias que formam sua base de dados, quantia suficiente para aproximadamente 100 tópicos de debates. Por isso ainda não dá para sair por aí discutindo sobre qualquer assunto.

Embora o Projeto Debater represente um avanço significativo, ainda não chegou ao ponto em que inteligências artificiais possam raciocinar melhor que os humanos. Segundo a equipe de desenvolvimento, o debate ainda está fora da “zona de conforto” das redes neurais e novos paradigmas precisarão ser criados antes de vermos as máquinas superando a nossa habilidade de pensar, argumentar e refletir sobre qualquer assunto.

origem: https://canaltech.com.br/inovacao/ibm-cria-inteligencia-artificial-que-um-dia-derrotara-humanos-na-base-do-dialogo-181051/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.