Grasshopper: Google lança no Brasil app para aprender programação

O Grasshopper, aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google para ensinar programação para iniciantes, está disponível no Brasil desde terça-feira (8). O programa faz parte da iniciativa Cresça com o Google e utiliza jogos e lições interativas para ensinar JavaScript, linguagem de programação utilizada por mais de 70% dos programadores, segundo a gigante de buscas. Com o lançamento no Brasil, programadores iniciantes poderão ler instruções, obter suporte e feedback em português.

O Grasshopper proporciona o aprendizado de como criar animações, resolver problemas usando códigos ou criar sites em HTML e CSS, entre outras possibilidades. Para isso, as lições usam uma metodologia interativa, com quebra-cabeças visuais que fazem o aluno entender conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis.

Em comunicado, o Google diz que o app tem como missão remover as barreiras que limitam o acesso à educação, preparando adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação.

“Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, diz Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

Programação para mulheres

O Google diz ainda que o app busca incentivar mulheres a iniciar os estudos sobre programação, e que o nome do app é uma homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores. Segundo o comunicado, o Google diz que a diferença de confiança entre homens e mulheres diminui em 18% quando utilizam o aplicativo.

origem: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/grasshopper-google-lanca-no-brasil-app-para-aprender-programacao.ghtmlLink Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.