Cientistas a serviço da fabricante de chips ARM desenvolveram um novo tipo de processador, feito em “plástico”, direcionado a eletrônicos vestíveis (wearables como smartwatches e pulseiras fitness) e dispositivos IoT (“Internet das Coisas”, na sigla em inglês).

Ainda em fase conceitual, o apelidado “PlasticArm”, segundo a ARM, não é exatamente “feito de plástico”, mas sua flexibilidade o coloca perto disso: trata-se de uma tecnologia de metal transistora em formato de filme ultrafino, posicionada sobre um substrato flexível.

 

Conceitualização do PlasticArm, o “processador de plástico” feito pela ARM para dispositivos vestíveis e o setor de IoT. Imagem: ARM/Divulgação

Segundo o paper divulgado pela própria empresa, a tecnologia foi originalmente apresentada por ela em 2015, em caráter não funcional. Avançando cinco anos para outubro de 2020, evoluções tecnológicas lhe permitiram criar uma versão aplicável do conceito – essa é a versão detalhada no estudo divulgado.

A ideia, se usada de forma comercial, deve atacar um problema comumente enfrentado por empresas de artigos semicondutores: processadores atuais não são nada flexíveis, e essa limitação costuma ser resolvida com uma literal “gambiarra”: normalmente, as fabricantes separam chips em unidades menores, conectando-as com fiação flexível e anexando-as em polímeros também flexíveis.

Em outras palavras: os chips continuam rígidos, mas os fios que os ligam se dobram

A solução da ARM é elegante e, segundo a empresa, potente: apesar do PlasticArm ser um processador de “apenas” 32 bits (especificamente, um Cortex-M0) com 128 bytes de memória RAM e 456 bytes de armazenamento, ele é “pelo menos 12 vezes mais complexo” do que aplicações atuais, promete a empresa.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/07/21/ciencia-e-espaco/arm-processador-plastico-para-wearables-e-iot/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br