Ícone do site GuiadoCFTV

Sistema da PF fará identificação facial de 50 milhões de pessoas

Listen to this article

Polícia Federal (PF) anunciou na segunda-feira (5), a assinatura de um contrato que atende a uma pretensão antiga do órgão: a compra e implementação de um sistema automatizado de biometria, que permitirá a “identificação de pessoas com coleta, armazenamento e o cruzamento de dados da impressão digital e o reconhecimento facial”, segundo o comunicado.

Chamado de ABIS, o novo sistema irá, logo de início, promover a unificação de dados das secretarias de Segurança Pública do país, permitindo que todos os policiais estaduais consigam acessar uma base biométrica nacional. Segundo a PF, a pretensão é de que exista futuramente uma “completa integração com outros modelos de identificação biométrica, como íris e voz”.

O funcionamento do novo ABIS

Segundo as informações divulgadas pela PF em seu site, o ABIS é composto pelas licenças de software e também de um conjunto de “estações de cadastramento, estações forenses e dispositivos móveis de coleta, verificação e identificação de alto padrão tecnológico”.

Dessa forma, cada papiloscopista da policial federal terá em mãos uma estação portátil ABIS totalmente operacional e apta a funcionar em qualquer unidade da corporação no Brasil. Cada dispositivo desses estará permanentemente conectado ao sistema central, permitindo agilidade nas análises de vestígios encontrados em cenas de crimes.

Embora reconheça que a tradicional identificação biométrica por impressão digital seja o método mais tradicional do mundo, usado no País há mais de 100 anos, a PF afirma que a aquisição de um sistema multibiométrico representa um “passo em direção ao futuro em sintonia com as melhores práticas internacionais”.

origem: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/220607-sistema-pf-identificacao-facial-50-milhoes-pessoas.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile