AIoT e videomonitoramento – Bosch desenvolve solução para controle de qualidade fabril

  • Indústria 4.0: tecnologias combinadas garantem produtividade e satisfação do cliente
  • Novo sistema inclui recursos de machine learning
  • Do manual ao automatizado: mais confiança, ganho de tempo e redução de perdas

As soluções de videomonitoramento da Bosch vão além das demandas de segurança. Graças a Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) e demais recursos para incrementar a captura de dados de forma personalizada, como o machine learning, é possível ampliar as aplicações em diferentes setores de negócios, entre eles: varejo, bancos, transporte, hospitais, prédios residenciais e comerciais, edificações públicas e agricultura. A área da manufatura também se beneficia dessas tecnologias, especialmente quando atrelada aos conceitos de Indústria 4.0.

 

Neste sentido, com objetivo de agregar mais produtividade e resolver situações que impactam na satisfação dos clientes, a Bosch desenvolveu um sistema de controle de qualidade para uma de suas linhas de produção fabril responsável por desenvolver e fabricar componentes para eletrificação e automação veicular. A meta: reduzir para zero os incidentes por conta da falta de motores nos lotes e evitar devoluções dos pedidos por parte dos clientes.

Assim, para solucionar o problema, foi instalada uma câmera Bosch modelo Dinion IP 8000 Ultra 4K (NBN-80122-CA) com a função Camera Trainer – para identificar as peças – combinada com alarme analítico de ocupação e regras de inteligência artificial a fim de transformar e facilitar a operação. Desta maneira, o controle de quantidade de itens passou a ser automatizado, eficaz e sem falhas, além de ter a possibilidade de detectar qualquer processo inconforme com antecedência.

Resultado confiável

Antes, o processo de controle na linha de produção era realizado de forma manual, com informações da checagem final da remessa registradas em um caderno – sendo passível de erros e retrabalho dos operadores. A partir desta iniciativa, implementada em maio deste ano, não foi mais registrado lotes com falta de peças e, adicionalmente, o processo passou a ter a possibilidade de arquivar de dados para futuras consultas.

origem: https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/aiot/videomonitoramento/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.