Ícone do site GuiadoCFTV

Em forma de caranguejo, o menor robô ambulante do mundo

Listen to this article

Robô de meio milímetro

Menor que uma pulga, robô pode andar, dobrar, torcer, girar e saltar

Engenheiros da Universidade Northwestern desenvolveram o menor robô ambulante de controle remoto de todos os tempos — e ele vem na forma de um pequeno e adorável caranguejo peekytoe.

Com apenas meio milímetro de largura, os caranguejos minúsculos podem dobrar, torcer, rastejar, andar, girar e até saltar. Os pesquisadores também desenvolveram robôs de tamanho milímetro semelhantes a vermes, grilos e besouros. Embora a pesquisa seja exploratória neste momento, os pesquisadores acreditam que sua tecnologia pode aproximar o campo da realização de robôs de microdimensionados que possam realizar tarefas práticas dentro de espaços bem confinados.

pesquisa foi publicada dia 25/05) na revista Science Robotics. Em setembro passado, a mesma equipe introduziu um microchip alado que foi a menor estrutura voadora de todos os tempos (publicada na capa da Nature).

“A robótica é um campo de pesquisa empolgante, e o desenvolvimento de robôs de microescala é um tema divertido para a exploração acadêmica”, disse John A. Rogers, que liderou o trabalho experimental.

“Você pode imaginar micro-robôs como agentes para reparar ou montar pequenas estruturas ou máquinas na indústria ou como assistentes cirúrgicos para limpar artérias entupidas, parar a hemorragia interna ou eliminar tumores cancerígenos — tudo em procedimentos minimamente invasivos.

À medida que o robô muda de uma fase para outra — deformada para forma lembrada e de volta — cria locomoção. Não só o laser controla remotamente o robô para ativá-lo, a direção de varredura a laser também determina a direção de caminhada do robô. A varredura da esquerda para a direita, por exemplo, faz com que o robô se mova da direita para a esquerda.

“Como essas estruturas são tão pequenas, a taxa de resfriamento é muito rápida”, explicou Rogers. “Na verdade, reduzir os tamanhos desses robôs permite que eles corram mais rápido.”

 

 

 Origem: Minúsculo caranguejo robótico é o menor robô ambulante de controle remoto – Northwestern Now

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sair da versão mobile