MediaTek Dimensity 1050 é o primeiro chip da companhia com 5G

Listen to this article

Aproveitando o período agitado de anúncios da Computex 2022, a MediaTek apresentou nesta segunda-feira (23) seu primeiro chip compatível com 5G mmWave: o Dimensity 1050. Como a numeração confusa sugere, o lançamento se posiciona abaixo do recém-anunciado Dimensity 1300, mas traz algumas características mais avançadas que o irmão mais robusto. Junto ao modelo premium, a empresa também anunciou duas novidades para celulares mais simples.

Dimensity 1050 é primeiro chip 5G mmWave da MediaTek

O novo MediaTek Dimensity 1050 é posicionado como um chip destinado a celulares intermediários avançados, trazendo fortes semelhanças com outros chips da série 1000. O componente é equipado com 8 núcleos, sendo 2 Cortex-A78 de alto desempenho rodando a até 2,5 GHz e 6 Cortex-A55 de baixo consumo a até 2,0 GHz, fabricados na litografia de 6 nm da TSMC.

A primeira característica da plataforma que a coloca em uma posição de vantagem frente ao Dimensity 1300 é a GPU, uma Mali-G610 MC3, de 3 núcleos, versão ligeiramente mais simples da Mali-G610 MC6 utilizada no mais poderoso Dimensity 8000. Munida da arquitetura gráfica mais recente da ARM, a solução promete alta performance para games e tarefas mais intensas, estando acompanhada da suíte de otimizações HyperEngine 5.0.

O maior destaque do Dimensity 1050 é seu conjunto de conectividade, liderado pela compatibilidade com redes 5G mmWave — esse é o primeiro chip da MediaTek a suportar as redes móveis de quinta geração no padrão de maior velocidade. A empresa promete transição suave entre o mmWave e redes sub-6 GHz, junto a recursos para reduzir o consumo de bateria.

O lançamento embarca ainda redes Wi-Fi 6E, Dual 5G com Dual VoNR para chamadas de voz 5G em dois chips simultaneamente, suporte a telas Full HD+ a até 144 Hz com HDR10+ Adaptive, Dolby Vision e profundidade de cor de 10-bit, além de uma nova APU para processamento de IA, a APU 550. A MediaTek não detalha quais melhorias seriam proporcionadas com o componente, mas garante que esta é a APU mais poderosa já utilizada em um chip Dimensity.

origem: MediaTek Dimensity 1050 é o primeiro chip da companhia com 5G mmWave – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.