ARM revela seu núcleos de processadores Cortex-X3 e Cortex-A715

Escutar o áudio deste artigo

ARM revelou seus núcleos de processadores da próxima geração ARMv9: o Cortex-X3 e o A715. A versão A510 também foi ligeiramente refinada. O novo design permitirá maior desempenho, eficiência e novas configurações mais poderosas.

Segundo a ARM, o Cortex-X3 teve crescimento de dois dígitos do IPC, ou seja, quanto a CPU pode fazer em uma velocidade de clock definida. O novo núcleo deve oferecer um desempenho 25% maior (a média mostrada no Geekbench 5 e em dois testes SPECint) comparado com os melhores chipsets Android atuais, que usam o Cortex-X2. Quanto aos designs ARM para Windows, as melhorias devem ser de 34%.

Já o núcleo Cortex-A715 completa a transição da ARM para descontinuar processadores de 32 bits para celulares. Com isso, engenheiros da companhia conseguiram diminuir em 4 vezes o hardware do decodificador.

O A715 é 20% mais eficiente em termos de consumo de energia do que o modelo A710 com o mesmo desempenho. O núcleo também oferece desempenho 5% melhor com o mesmo uso de energia que o 710.

Em termos dos chipsets em si, a reformulação da ARM de seu sistema de Unidade Compartilhada DynamIQ vai permitir processadores de até 12 núcleos e 16 MB de cache L3. Sendo assim, os designs mais poderosos para chips contarão com 8 Cortex-X3 e 4 Cortex-A715.

origem: ARM revela seu núcleos de processadores Cortex-X3 e Cortex-A715 (olhardigital.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.