Nvidia lança variante da RTX 3060 com 8 GB e modelo Ti com GDDR6X

Listen to this article

RTX 3060 é uma das placas mais populares da Nvidia atualmente, e agora, a companhia do lado verde anunciou a chegada de uma variante de 8 GB. Anteriormente, a placa “padrão” havia sido lançada com 12 GB em 2021. Além disso, a RTX 3060 Ti também ganhou um novo modelo com memória VRAM GDDR6X.

Quando a RTX 3060 foi anunciada durante a CES 2021, muito foi questionado sobre o motivo da GPU ser lançada com 12 GB de memória, uma vez que o modelo teria um chip mais fraco quando comparado com a RTX 3060 Ti, que possui 8 GB. A razão está ligada no barramento de memória, que nesse caso, é de 192-bit e suporta apenas configurações de 6 ou 12 GB. Como 6 GB poderia ser insuficiente, a escolha foi para a quantidade maior.

Com a variante de 8 GB, o barramento muda para 128-bit, o que impacta em cerca de 30% a menos de largura de banda. No entanto, como não houveram testes práticos, é difícil saber o quanto isso impacta na performance em games em Full HD. Já em Quad HD, por exigir muito mais VRAM das placas de vídeo, o desempenho com certeza será reduzido.

Já com o modelo Ti, a nova versão mantém os 8 GB originais, mas troca o tipo de memória. Anteriormente era usado o padrão GDDR6, e agora, passa para o GDDR6X, oferecendo velocidades mais rápidas de até 608 GB/s, um aumento de 36%.

A expectativa é que as variantes já comecem a ser veiculadas no varejo ainda em outubro

origem: https://www.tecmundo.com.br/produto/253499-nvidia-lanca-variante-rtx-3060-8-gb-modelo-ti-com-gddr6x.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.