Artista engana Google Maps e cria trânsito virtual falso

Listen to this article

Artista Engana Google MapsCom quase 100 celulares e uma carroça, usuário acha “falha” no sistema e engana aplicativo de mapas.

O artista Simon Weckert enganou o aplicativo de GPS Google Maps e criou um engarrafamento falso em um trecho de Berlim, segundo vídeo publicado no YouTube neste sábado (1). À medida que Weckert andava pelas ruas carregando 99 celulares de segunda mão em uma carroça, o percurso percorrido ficava vermelho no app, indicando a suposta ocorrência de engarrafamento no local.

A brincadeira foi possível porque o Google Maps identifica áreas de tráfego a partir da localização ativada no celular dos usuários. Quando muitas pessoas com o aplicativo estão no trânsito, as ruas dos mapas mudam de cor para sinalizar o engarrafamento das vias em determinado momento. Weckert, então, aproveitou esse mecanismo para pregar uma peça no serviço de mapas do Google e simular um trânsito com 99 “usuários” do app.

Usuário utiliza da ferramenta de verificação de trânsito para trollar o Google Maps — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Usuário utiliza da ferramenta de verificação de trânsito para trollar o Google Maps — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo.

A proposta do vídeo de Weckert foi alertar a falha do sistema para o Google Maps providenciar medidas e impedir a reprodução do ocorrido por alguém com má intenção. Em contato com o site de tecnologia 9to5Google, um porta-voz do Google informou que a empresa usará o caso para melhorar ainda mais o modo como o Maps lida com dados de tráfego.

A empresa também lembra que seus sistemas são atualizados constantemente a partir de várias fontes comprometidas em fornecer os mapas mais abrangentes e precisos possíveis. A companhia ainda reiterou que o sistema já pode distinguir carros e motocicletas em algumas regiões, mas não estava preparada para identificar carroças.

Aniversário de 15 anos

O Google Maps completa 15 anos no sábado (08/02) e o aplicativo tem implementado vários recursos ao longo de sua trajetória. A ferramenta para verificar se o trânsito está livre ou engarrafado, por exemplo, começou a ser disponibilizada depois da compra do rival Waze pelo Google em 2013. Com o passar dos anos, funções como mapas offline, Live View e marcação de estacionamento também foram integradas no aplicativo.

Origem: Techmundo

Via 9to5Google

 

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.