Ícone do site GuiadoCFTV

HackBoss: malware que rouba criptomoedas é distribuído pelo Telegram

Listen to this article

HackBoss: malware que rouba criptomoedas é distribuído pelo Telegram

Pesquisadores da Avast descobriram um novo malware que rouba criptomoedas e vem sendo distribuído por meio de um canal no Telegram. Segundo os pesquisadores, trata-se de um programa malicioso relativamente simples, mas altamente eficaz. Eles alertam que pelo menos 2.500 pessoas já foram afetadas por ele.

No canal em que o malware é distribuído, são publicadas postagens que promovem aplicativos de hacking ou cracking como uma forma de mascarar a real intenção de seus administradores, que é de compartilhar o HackBoss. Estima-se que até o momento, os autores podem ter recebido mais de US$ 500 mil (R$ 2,80 milhões) até o momento.

Depois de instalado, o HackBoss é executado e faz uma busca por endereços de carteiras digitais com criptomoedas. O endereço dessas carteiras é copiado para a área de transferência e quando o malware detecta o endereço de uma outra carteira, faz a substituição pelo número da conta ligada aos criadores do app, desviando estes recursos para eles.

De acordo com a Avast, “a carga maliciosa continua sendo executada no computador da vítima, mesmo depois que a interface do usuário do aplicativo é fechada”. Mesmo que o processo seja encerrado por meio do gerenciador de tarefas, ele pode ser acionado novamente após a inicialização do dispositivo ou por uma tarefa agendada para o minuto seguinte. 

Por mais que o HackBoss não seja muito sofisticado, ele é potencialmente perigoso, já que as transações feitas com uso de criptomoedas vêm crescendo bastante com a popularização deste tipo de moeda digital.

Ao copiar o endereço da carteira da criptomoeda receptora, isso vai gerar um alerta ao malware, que mudará o endereço do receptor e, em caso de desatenção de quem estiver realizando a transação, ele pode confirmar o envio das criptomoedas para um endereço que não era o desejado e ter uma perda financeira com isso.

“O mundo das criptomoedas é divertido e interessante. A cada aumento do valor do Bitcoin, mais e mais pessoas são atraídas para os jogos”, declarou Romana Tesařová, pesquisadora de malware da Avast. “No entanto, o cenário é tentador tanto para as pessoas honestas quanto para aquelas mal-intencionadas. O malware com foco no roubo de criptomoedas se tornou rotina”, completou ela.

Para não cair neste ou em outros tipos de malwares com mecânica parecida, Tesařová dá quatro dicas fundamentais:

origem: https://olhardigital.com.br/2021/04/17/seguranca/malware-hackboss-rouba-criptomoedas/

sirlei@guiadocftv.com.brSirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

Sair da versão mobile