Ícone do site GuiadoCFTV

Pix pode ser usado para validar assinaturas eletrônicas

Listen to this article

Empresa brasileira especializada em assinatura eletrônica, a Certisign anunciou que esse serviço poderá usar o Pix – sistema de pagamentos e transferências do Banco Central (BC) – para validar documentos de forma digital. A solução leva o nome de “Autenticação por Pix”.

A Clicksign afirma ter feito um estudo detalhado da aplicação dessa nova funcionalidade. Segundo a companhia, a novidade garante segurança para operações de empresas com atividades diversas como seguradoras, locadoras de carros, empréstimos financeiros e meio jurídico.

A autenticação da assinatura eletrônica via Pix é uma nova opção de validação dos documentos. A empresa já fornece a opção de autenticação via SMS, e-mail, WhatsApp e foto.

Como funciona

Para validar uma assinatura eletrônica via Pix, o usuário da Clicksign deve acessar a plataforma e o documento que deve ser autenticado. A seguir, ele deve escolher a opção “Autenticação por Pix”.

Na sequência, aparecerá um QR Code para realizar a operação e o usuário deve enviar um Pix no valor de R$ 0,01 para que a transação seja efetuada. Ele também poderá optar pelo Pix Copia e Cola, mas, antes, deve abrir o app bancário.

Segundo Marcelo Kramer, CEO e fundador da Clicksign, o uso do Pix é simples, e resulta em uma assinatura eletrônica com grau de confiança harmônico com o Sistema Financeiro Nacional. “Estamos muito felizes por oferecer ainda mais rapidez e simplicidade para as empresas e seus clientes com essa nova função, que observa as regras do Bacen”, afirma o executivo. “Queremos oferecer aos nossos clientes uma solução prática e ágil. Buscamos constantemente aumentar os canais para validações e a assinatura com o Pix é um novo padrão”.

origem: https://canaltech.com.br/inovacao/pix-validar-assinaturas-eletronicas-184076/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile