Intel anuncia acordo para produzir chips da Qualcomm e nova litografia

Listen to this article

Durante evento dedicado a parceiros do ramo de semicondutores, a Intel anunciou a criação da divisão “Foundry Services”, que atenderá a clientes externos para produzir chips. O anúncio veio acompanhado da confirmação de dois clientes de peso: Qualcomm e Amazon.

Basicamente, a empresa quer adotar um modelo de negócios mais parecido com o praticado por Samsung e TSMC, competindo com essas duas e várias outras companhias do setor dentro de seus próprios campos de atuação.

Além da nova unidade, o acordo da Intel para produzir chips da Qualcomm e outras empresas vem acompanhado da antecipação de um novo formato de litografia: hoje, é comum a maioria das empresas do setor falar em “processadores de 7 nanômetros”, com algumas oferecendo até “5 nanômetros”. A Intel, porém, antecipa que essa redução de tamanho eventualmente vai acabar – e nisso, a companhia liderada por Pat Gelsinger pretende inaugurar a “era do ângstrom”.

Aqui, vale explicar a questão das nomenclaturas: “nanômetro”, oficialmente, é uma unidade de medida (especificamente, um bilionésimo de um metro). Entretanto, as fabricantes de chips se apossaram do termo sob uma perspectiva de marketing, oferecendo produtos de “cinco”, “sete” nanômetros, que na verdade não têm essas medidas.

Com a chegada do ângstrom, que a Intel antecipa para algo entre 2023 e 2025, a empresa quer ser a pioneira na litografia que corresponde a um décimo de um nanômetro – ou, no jargão usado pela Intel, a era “Intel 20A”. Entretanto, mais uma vez, o uso do ângstrom não necessariamente corresponderá à medida homônima, sendo mais um termo de marketing para o que pode vir a ser a litografia de dois nanômetros.

origem: https://olhardigital.com.br/2021/07/27/reviews/intel-vai-produzir-chips-da-qualcomm/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.