Ícone do site GuiadoCFTV

Superabsorção desbloqueia chave para baterias quânticas de próxima geração

Listen to this article

Pesquisadores da Universidade de Adelaide e seus parceiros no exterior deram um passo fundamental para tornar as baterias quânticas realidade. Eles provaram com sucesso o conceito de superabsorção, uma ideia crucial que sustenta as baterias quânticas.

“As baterias quânticas, que usam princípios mecânicos quânticos para melhorar suas capacidades, exigem menos tempo de carregamento quanto maior o tempo que recebem”, disse o Dr. James Q. Quach, que é membro da Ramsay Fellow na Escola de Ciências Físicas e do Instituto de Fotônica e Sensoriamento Avançado (IPAS), da Universidade de Adelaide.

“É teoricamente possível que a potência de carregamento das baterias quânticas aumente mais rápido do que o tamanho da bateria, o que poderia permitir novas maneiras de acelerar o carregamento.”

Para provar o conceito de superabsorção, a equipe – que publicou suas descobertas na revista Science Advances  – construiu várias microcavidades semelhantes a wafers de diferentes tamanhos que continham diferentes números de moléculas orgânicas. Cada um foi carregado usando um laser.

“A camada ativa da microcavidade contém materiais semicondutores orgânicos que armazenam a energia. Por trás do efeito superabsorante das baterias quânticas está a ideia de que todas as moléculas agem coletivamente através de uma propriedade conhecida como superposição quântica”, disse o Dr. Quach.

“À medida que o tamanho da microcavidade aumentava e o número de moléculas aumentava, o tempo de carregamento diminuiu.

“Este é um avanço significativo, e marca um marco importante no desenvolvimento da bateria quântica.”

A ideia da bateria quântica tem o potencial de impactar significativamente a captura e o armazenamento de energia em energia renovável e em dispositivos eletrônicos em miniatura.

Até 2040, espera-se que a energia consumida pelas pessoas tenha aumentado 28% em relação aos níveis de 2015. A maior parte da energia ainda virá de combustíveis fósseis a um grande custo para o meio ambiente. Uma bateria capaz de colher e armazenar energia leve simultaneamente proporcionaria uma redução significativa de custos, reduzindo a imprevisibilidade da energia a partir de tecnologias solares.

Uma nova visão da tecnologia de baterias, impulsionada pelo poder da mecânica quântica, pode se tornar realidade aplicando o trabalho da equipe.

“Os conceitos em que o Dr. Quach e sua equipe trabalharam abre a possibilidade de uma nova classe de dispositivos compactos e poderosos de armazenamento de energia”, disse o professor Peter Veitch, diretor da Escola de Ciências Físicas da Universidade de Adelaide.

O próximo passo é desenvolver um protótipo de bateria quântica em pleno funcionamento.

origem: Superabsorção desbloqueia chave para baterias quânticas de próxima geração | Redação | Universidade de Adelaide

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile