Automação: EUA batem recorde na encomenda de robôs

Listen to this article

Em meio à escassez de mão de obra registrada na área de tecnologia no ano passado, uma solução parece não só ter se tornado a opção mais viável como reforçado o avanço da robótica no mercado: a automação. Empresas norte-americanas bateram o recorde na encomenda de robôs auxiliares, direcionados principalmente para novas companhias de veículos elétricos e construção de fábricas de baterias.

  • Empresas americanas compraram mais robôs o ano passado do que o já registrado em toda história;
  • No entanto, a demanda caiu no final de 2022, o que está gerando dúvidas sobre esse mercado em 2023;
  • Especialistas levantam questões sobre mudança nos padrões de consumo e produção devido à pandemia da covid-19;

Segundo a Reuters, empresas predominantemente dos EUA encomendaram pouco mais de 44.100 robôs em 2022, um aumento de 11% em relação ao ano anterior e um novo recorde, de acordo com dados compilados pela Association for Advancing Automation (ou A3). O valor das máquinas totalizou US$ 2,38 bilhões, um aumento de 18% em relação ao ano de 2021

A “escassez de mão de obra não parece estar diminuindo”, disse Jeff Burnstein, presidente da A3, acrescentando que os EUA vivem a menor taxa de desemprego desde 1969. Somado a isso, existe ainda a mudança de padrão de algumas empresas, que tiveram que se adequar ao cenário pandêmico.

Por outro lado, Burnstein teme que os dados que deram o histórico registro para a área tenham sido impulsionados também pela pandemia — uma movimentação no sentido das contratações em massa e posteriormente as demissões em massa. Conforme o especialista, por exemplo, no auge da pandemia muitos fabricantes de robôs viram alguns clientes fazerem pedidos extras apenas para garantir que receberiam o que precisavam.

Automação nas empresas 

Grande parte dos pedidos do ano passado veio de fábricas de veículos elétricos, que há muito tempo já dominam o campo da automação.

Para Brad Bennett, vice-presidente sênior de operações globais da fábrica Closure Systems International, a automação está servindo para otimizar o trabalho e garantir a segurança da produção. A empresa automatizou recentemente o trabalho de embalar e selar caixas no final da linha de montagem.

origem: https://olhardigital.com.br/2023/02/10/carros-e-tecnologia/automacao-eua-batem-recorde-na-encomenda-de-robos/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.