Decreto recomenda medir a temperatura dos clientes no varejo

Listen to this article

Decreto recomenda medir a temperatura dos clientes no varejo

A sugestão contempla centros comerciais e shoppings de municípios de bandeiras amarela e laranja, que podem abrir no modelo apresentado pelo governo estadual

Ir às compras pode ter uma etapa a mais no comércio gaúcho a partir desta semana. Medir a temperatura de funcionários, colaboradores, clientes e lojistas antes de ingressarem nos estabelecimentos está entre os protocolos recomendados pelo decreto de distanciamento controlado do governo do Estado, que estipula normas para o funcionamento de diversos setores.

A sugestão contempla centros comerciais e shoppings de municípios de bandeiras amarela e laranja, as mais amenas — nos de bandeira vermelha e preta, esse tipo de estabelecimento não pode abrir. Uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde sugere que a medição seja feita com termômetro digital infravermelho. Caso a temperatura seja igual ou superior a 37,8 graus, o local pode impedir a entrada e deve orientar a pessoa sobre o acompanhamento dos sintomas e busca de atendimento em um serviço de saúde.

A medida que pode vir a ser adotada pelo comércio varejista em boa parte do Estado já estava entre os protocolos de alguns shoppings e supermercados nas últimas semanas. Enquanto alguns começaram a fazer a aferição de temperatura por iniciativa própria, outros atenderam a recomendações do poder público municipal. Foi o caso do Canoas Shopping, na Região Metropolitana. Há mais de um mês, o local monitora a temperatura de funcionários e lojistas, e nas últimas semanas estendeu o protocolo para os clientes.

— Tinha uma recomendação da prefeitura, e por precaução resolvemos adotar. Ampliar para os clientes foi fácil, porque já estávamos fazendo isso internamente — conta o superintendente Ferdinando Genduso.

Para ingressar em qualquer uma das três portas de acesso ao shopping, é preciso passar por uma medição feita com termômetro infravermelho e, depois, higienizar as mãos com álcool gel — para evitar o compartilhamento, o dispensador do produto é acionado pelo pé. Assim como determina o decreto estadual, só é permitida a entrada de pessoas que estiverem usando máscaras de proteção. Segundo Genduso, ainda não foi necessário barrar o ingresso de pessoas que estivessem com febre.

origem:  Gaúcha ZH

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.