Ícone do site GuiadoCFTV

Câmeras registram Fireball sobre São Paulo

Fireball em São Paulo
Listen to this article

Fireball

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) registraram um fireball sobre São Paulo na noite do dia 15/12/2020 (terça-feira). Confira abaixo as localizações:

– Barretos/SP – Goldweb MD Brasil
– Cerqueira César/SP – Cednet
– Monte Azul Paulista/SP – MD Brasil
– Piracicaba/SP – 3A Escoramentos
– Telêmaco Borba/PR – Klabin
– Indiaporã/SP – Cristine Poltronieri (Bramon)
– Nhandeara/SP – Renato Poltronieri (Bramon) – 2 câmeras

Timelapse

 

O que é um Fireball?

Antes de falar o que é o Fireball, vamos para uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima. Algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de “estrela cadente“.

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de ‘fireball’ ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao “sinal dos tempos”, “Jesus voltando” e outras profecias apocalípticas. Veja a explicação completa!

Terminologia dos meteoros, meteoritos, cometas e asteroides. Créditos: AMS/André Moutinho 

 

Origem: Clima ao Vivo

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sair da versão mobile