Corra porque a LGPD está aí!

Listen to this article

Mais de 80% das empresas não fizeram os ajustes necessários para se adaptar às novas regras

Por André Fernandes*

A utilização e o cuidado com os dados de clientes são assuntos sempre em pauta. Recentemente, acompanhamos casos de empresas que acabaram expondo dados de milhões de usuários por uma falha técnica de suporte. As informações pessoais impactadas foram endereços de e-mail, endereço IP, localização e outros dados sigilosos. Há também acusações envolvendo empresas de antivírus que estariam vendendo informações de usuários e arrecadando milhões de dólares nas operações.

Muitas companhias estão ainda no começo do processo, realizando Mapeamento de Dados. Acredito que a falta de comprometimento está muto ligada ao desconhecimento do que pode acontecer ao não se cumprir as metas estipuladas pelo governo. Multinacionais que já tiveram contato com a General Data Protection Regulation (GDPR), a famosa norma europeia, estão mais amadurecidas e mais adiantadas nos processos brasileiros. Aqueles que não possuem essa experiência perdem a dimensão do complexo universo com o qual estão lidando.

Existe uma possibilidade de se prorrogar o prazo para o início da lei, mas se não houver nenhuma alteração, muitos se desesperarão. Isso vai acontecer porque a LGPD é abrangente, com questões ligadas a diversas áreas, que vão do marketing a operações. Todos precisarão explicar como e por que armazenam os dados.

É importante frisar que todas as companhias possuem dados de seus clientes. Os contact centers, por exemplo, utilizam plataformas de captura de ligações e, por isso, recebem grande quantidade de dados. Para mapear, estruturar e criar uma base de dados que seja fundamental para ordenar as operações e seguir as diretrizes do LGPD é necessário tempo e tecnologia. Só que tempo é algo que está se esgotando…

Temos pouco mais de seis meses para a lei entrar em vigor – pelo menos, por enquanto. Para aqueles que ainda vão começar, meu conselho é: corra! O primeiro passo é definir a tecnologia que será utilizada e entender quais são as informações importantes para o negócio. Esses processos devem estar claros. Depois, descubra onde estão armazenados e como devem ser tratados.

O prazo é curtíssimo, porque cada etapa de implementação demora um período específico e não há como realizar todas as fases de um dia para o outro.

origem: SEGS

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.