Ícone do site GuiadoCFTV

Polícia recupera as duas telas furtadas do Masp

Listen to this article

Policiais do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado) da Polícia Civil de São Paulo localizaram nesta terça-feira (8) em Ferraz de Vasconcelos (39 km a leste de São Paulo) as telas “O Lavrador de Café” (1939), de Cândido Portinari, e “Retrato de Suzanne Bloch”, de Pablo Picasso (1904). As obras, que haviam sido furtadas em 20 de dezembro do ano passado, estavam intactas. Dois suspeitos foram presos.

Um dos envolvidos com o furto, Robson de Jesus Jordão, 32, foi preso nesta terça em São Paulo e confirmou o local onde as telas estavam escondidas. Os quadros estavam em uma casa na periferia de Ferraz de Vasconcelos, encostados em uma parede e cobertos por um pano. Não havia mais ninguém na casa.

O outro suspeito, Francisco Laerte Lopes de Lima, 33, havia sido preso dez dias antes e, por intermédio de informações transmitidas por ele, a polícia chegou ao local onde eram mantidas as telas.

Segundo a polícia, os dois têm extensa ficha criminal, com condenações por roubo qualificado, e Robson é foragido da penitenciária de Valparaíso (577 km a noroeste de SP). Eles também seriam os responsáveis pela tentativa frustrada de furto no museu ocorrida em 29 de outubro do ano passado, impedida pelo alarme. Não há indícios da ligação deles com nenhuma quadrilha.

“É evidente que eles não cometeram esse furto para eles”, disse o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Mauricio José Lemos Freire. “Fizeram por encomenda ou para chegar a algum ponto.”

Segundo o delegado, também foi descartada a hipótese de participação de funcionários do Masp no furto. Lemos Freire disse que a investigação do caso continua e que corre sob segredo de Justiça.

Origem: Agência UOL

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile