Biometria garante segurança no processo de habilitação no Piauí

O sistema de biometria do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí
(Detran-PI) está sendo aperfeiçoado para adequação às novas Resoluções
do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Após a sobrecarga gerada pela grande demanda no final do ano, determinação do diretor geral, Jesus Rodrigues Alves, é para a manutenção da mesma sistemática que vem sendo adotada de modo a garantir um serviço moderno e seguro para o atendimento aos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e aos candidatos à habilitação.

A avaliação da diretoria do Detran-PI é de que o sistema de biometria tem garantido maior agilidade e segurança no processo de habilitação dos condutores, já que permite o rigoroso acompanhamento da freqüência do aluno durante o curso de formação teórico e prático. Através da biometria, o aluno só pode assistir as aulas teóricas e práticas após a identificação da sua impressão digital, bem como a dos instrutores.

Com a implantação da biometria em 2003, o Detran piauiense criou um sistema pioneiro no Brasil de utilização da tecnologia como ferramenta de qualidade na formação do condutor, uma vez que garante um melhor acompanhamento do aluno durante o seu processo de formação.

Recentemente, o sistema de biometria passou por sobrecarga, gerando quedas e oscilações temporárias. Contudo, o diretor geral esclareceu que o Detran-PI está disponível para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) encaminhem os problemas ocorridos com os registros de aulas dos candidatos. Este procedimento deve ser feito através de ofício à Diretoria de Habilitação, que fará a análise e tomará as devidas providências sobre cada caso.

O diretor geral do Detran, Jesus Rodrigues, informou ainda que a proposta de modernização no sistema de habilitação do Detran-PI vai propiciar ainda mais segurança no acompanhamento do candidato. Além da identificação por biometria, serão instaladas câmeras de vídeo nas salas de aulas dos CFC’s. A inovação vai trazer maior lisura no processo, já que permitirá o monitoramento da permanência do candidato em sala de aula.

 

Origem: http://180graus.brasilportais.com.br/

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.