Cresce mercado de segurança eletrônica em Rondônia

Listen to this article

Porto Velho sediando entre os dias 13 e 14, o Simpósio Regional ABESE/NORTE. O evento aconteceu no Aquarius Selva Hotel e aborda os desafios, as novidades, a legislação entre outros temas de um mercado que cresce a dois dígitos por ano e terá chances de negócios ampliadas pelos próximos megaeventos esportivos sediados no país até 2016.

No primeiro dia do Simpósio serão abordadas as particularidades do mercado de Sistemas Eletrônicos de Segurança (SES) em Rondônia; os avanços, benefícios, desafios e oportunidades no setor; os primeiros passos da Federação Interestadual de SES, além de questões jurídicas como o Projeto de Lei 1759/2007 e o Estatuto da Segurança Privada. Já amanhã, os empresários terão a oportunidade de participar de um curso completo de gestão envolvendo os fundamentos e modelos existentes de gestão empresarial, os princípios de liderança e o Selo de Qualidade ABESE, ferramenta que traz regulamentação e atualização ao setor e proporciona ao consumidor final, identificar se a empresa realmente é idônea e se cumpre com diversos requisitos focados na qualidade.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), única entidade nacional representativa e promotora do evento, a região Norte do Brasil representa 4% do mercado de sistemas eletrônicos de segurança no País. Em 2010, o segmento registrou crescimento de 12% no Brasil, com faturamento de US$ 1,680 bilhão. “A região Norte tem avançado nos últimos anos, crescendo e demandando continuamente produtos e serviços de sistema eletrônicos de segurança, o que torna necessário promover a reciclagem entre os empresários. Além disso, o setor se mostra aquecido e é importante mostrar às empresas as ferramentas que auxiliam o consumidor na hora de escolher o produto ideal para sua necessidade”, afirma José Dionísio Costa da Silva , Presidente do SIESE – RO (Sindicado das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Rondônia).

Promovido pela ABESE em parceria com o SIESE-RO, o evento é uma iniciativa para profissionalizar e fortalecer o mercado de SES, que tem crescido a uma média de 13% ao ano, nos últimos 10 anos, média de crescimento que deverá permanecer. Isso porque o mercado de SES é relativamente novo e deverá manter seu crescimento nos próximos anos, seja devido à ampliação do uso das tecnologias pela crescente classe média brasileira, seja devido à demanda do mercado com grandes eventos esportivos nos próximos anos no país, bem como a utilização das tecnologias de SES pelos serviços públicos.

Cartilha de Segurança

Outra iniciativa da entidade é a cartilha de segurança para condomínios que mostra conceitos de segurança e prevenção com o objetivo de fornecer informações adequadas para adquirir os sistemas de segurança eletrônicos de acordo com as necessidades de cada imóvel, para que síndicos, moradores, gerentes e administradores possam ter mais subsídios no planejamento eficaz da segurança. A cartilha traz detalhes sobre desde o que é segurança, passando pela importância do diagnóstico e da análise de risco para a elaboração do Plano Diretor de Segurança Condominial, até chegar ao projeto de sistemas eletrônicos de segurança, quais equipamentos escolher e como selecionar empresas especializadas para a venda, instalação, monitoramento 24 horas. Também destaca porque os crimes ocorrem nos condomínios, quais as falhas mais comuns, os riscos diários, seleção de funcionários e de empresas de vigilância ou portaria, procedimentos e treinamentos, leis e normas técnicas pertinentes. Com informação da assessoria.

 

(Jornal Correio Popular/Ro – 13/07/2011) 
 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.