TSE quer urna biométrica em todo o País até 2018

Listen to this article

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja levar a urna eletrônica com identificação biométrica a todas as cidades do País até 2018.

Até lá, o TSE fará o recadastramento de todos os 136 milhões de eleitores brasileiros. Com o novo sistema, o eleitor será identificado a partir da sua impressão digital, o que, segundo o TSE, vai excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no processo de votação.No primeiro semestre deste ano, mais de seis milhões de eleitores de 175 municípios estão sendo convocados para recadastramento junto ao TSE. No segundo semestre, o órgão vai definir outras cidades que também deverão participar do mutirão. A expectativa do TSE é que cerca de 10 milhões de votantes sejam identificados pela biometria já nas eleições municipais de 2012. Os eleitores que não comparecerem terão o título cancelado.Nas últimas eleições, em 2010, pouco mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios de todas as regiões brasileiras testaram a tecnologia. Antes disso, em 2008, o sistema foi inaugurado nas eleições daquele ano, em Colorado do Oeste (RO), Fátima do SUL (MS) e São João Batista (SC). O recadastramento de todos os eleitores brasileiros também vai permitir a coleta de informações para o Registro de Identificação Civil (RIC), documento único de identidade que vai reunir dados como as impressões digitais do titular, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, título de eleitor e CPF, entre outros.

O sistema, no entanto, não é totalmente à prova de falhas. Em alguns casos, pode haver problemas no reconhecimento da digital do eleitor. É possível que isso ocorra porque as impressões digitais de uma pessoa podem sumir temporariamente por causa do uso de produtos químicos ou descamações severas na palma da mão. Se a digital não for reconhecida, o mesário poderá conferir na folha de votação que contém as fotos de todos os eleitores daquela seção e confirmar a identidade do votante.

Biometria

A biometria é um método de reconhecimento individual baseado em medidas do corpo humano. As formas mais usadas de reconhecimento são as impressões digitais, reconhecimento de face, íris e assinatura. Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada.Esse tipo de identificação é usada em inúmeros lugares para melhorar a segurança ou conveniência. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos. Além disso, muitas empresas adotam a biometria para acesso às suas instalações ou utilização de seus serviços. Academias de ginástica e faculdades, que usam leitura da impressão digital para controlar o acesso dos seus frequentadores e alunos, são alguns dos exemplos.

(Portal Terra/SP – 28/06/2011)

 
 
Origem: Clipping ABESE
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.