Milestone Systems ajuda a economizar tempo e dinheiro em sistema de transporte público nos EUA

Listen to this article

O sistema pode ser replicado na América Latina onde a cada dia aumenta a demanda de softwares de segurança para sistemas de transportes de massa

Milestone Systems, empresa de software de plataforma aberta de gerenciamento de vídeo (VMS) completou dois anos de funcionamento junto à Administração de Transportes de Utah (UTA), onde ofereceu benefícios como a possibilidade de instalar mais cameras nas plataformas e ao mesmo tempo centralizar o sistema de controle. Graças à Milestone, os empregados da UTA passam menos tempo resolvendo problemas de segurança, sem que eles causem incômodos aos passageiros. Além disso, a melhora significativa da qualidade de vídeo traz mais facilidade para monitorar e investigar incidentes.

Antes, o sistema de vigilância por vídeo da UTA estava limitado pela capacidade dos seus servidores e em 2013 alcançou o número de 500 câmeras funcionando em três servidores, o que fazia com que fosse impossível ampliar o sistema. A empresa estava construindo uma nova linha para o aeroporto e estava ansiosa para melhorar a vigilância com um sistema de vídeo maior e mais eficiente.

A empresa de transporte americana (UTA) decidiu recorrer à Stone Security, e essa empresa ajudou a determinar que o software de gerenciamento de video XProtect® da Milestone era o mais adequado às suas necessidades. Em 2010, a Stone foi nomeada como Parceiro de Instalação do Ano da Milestone Systems e três anos depois foi nomeada Parceiro Regional do Ano e se converteu na primeira Parceiro Comercializadora na categoria Diamond da Milestone no mundo. Por ser uma empresa com sede Utah, a Stone também possuía a vantagem de estar familiarizada com a estrutura e os requerimentos da UTA.

Desde o começo de 2015, a UTA instalou mais de 1000 câmeras de diferentes fornecedores: Axis, Panasonic, IQEye e Digital Watchdog. O sistema é executado em nove servidores HP fornecidos por BCDVideo. Graças ao funcionamento de todos esses equipamentos, a UTA pode ampliar o número de câmeras para 2000 ou mais unidades. Os centros de despacho, de controle metropolitano e ferroviário, assim como outros usuários autorizados, podem acessar as câmeras de segurança.

Plataforma aberta e armazenamento flexível trazem mais opções

Brent Edmunds, cofundador e presidente da Stone Security, afirma: “A Milestone converge dois elementos fundamentais para a UTA: um sistema centralizado e uma grande diversidade na sua instalação. O sistema é compatível com muitos tipos diferentes de câmeras. Nós sabíamos que a UTA possuía uma ambição de operar um sistema de segurança robusto que fosse fácil de manusear e flexível”.

A plataforma aberta da Milestone permite implementar um modelo insuperável de integração de software que garante que o sistema da UTA não fique preso à nenhuma tecnologia exclusiva. Adapta-se ao desenvolvimento e a futures expansões. As opções de armazenamento flexíveis também permitem à UTA mudar suas opções de hardware a qualquer momento.

Economizar dinheiro, salvar vidas

A nova tecnologia causou um impacto financeiro positivo e imediato na UTA. Para dar apenas um exemplo, é frequente que veículos danifiquem ou quebrem as cancelas metálicas de acesso. Antes de instalar a solução da Milestone, esses incidentes não apenas representavam custos como muitas vezes ficavam sem esclarecimento.

Tínhamos que nos preocupar com duas ou três cancelas de acesso quebradas por semana”, diz Worthy. “De modo geral, o conserto de cada cancela custa por volta de mil dólares. As novas câmeras instaladas nos dão a possibilidade de recuperar esses custos. A polícia de Utah pode seguir e entrevistar as pessoas de interesse para a investigação dos incidentes e os advogados podem decidir quais casos indiciar. Acredito que só nesse ano a Milestone já nos tenha feito economizar dezenas de milhares de dólares.”.

Outros ganhos do sistema são mais difíceis de quantificar, mas não menos importantes. Worthy assegura que o sistema da Milestone é um fator fundamental na resolução de vários delitos graves nas investigações policiais.

Um sistema de transporte mais seguro, uma evidência útil

Worthy sabe que para os passageiros a segurança do transporte público é prioridade. Se algo acontece, a UTA dispõe dos meios para captar oficialmente o incidente sem ter que depender da gravação do celular de alguém. Uma das características mais importantes do sistema da Milestone é o Evidence Lock, uma função que protege gravações de vídeo selecionadas para incluir nas investigações, com registros de tempos autenticados.

Os mecanismos de encriptação e proteção que a Milestone aplica ao vídeo exportado é um fator chave para poder apresentá-lo perante um tribunal.”, afirma Worthy. “Se eu tenho que autenticar um vídeo posso dizer com plena confiança que esse material não foi manipulado. Nossas câmeras também captaram delitos que ocorreram fora das instalações da UTA e esses vídeos foram enviados a polícia para ajudar com as investigações. Sem a nossa instalação de vídeo, quem sabe quantas horas de trabalhos teriam sido necessárias. Em alguns casos existem vidas humanas envolvidas e isso não tem preço.

Tendência de crescimento na América Latina

Essa necessidade de maior vigilância nos sistemas de transporte público também vem crescendo na América Latina. O sistema de transporte em massa da Colômbia foi projetado com ônibus que incluem mecanismos de vigilância por vídeo que estão conectados com a Polícia Nacional através de botões de pânico. Essas câmeras gravam e tiram fotos do que acontece no interior do veículo para permitir a identificação, captura e julgamento de quem comete crimes dentro dos ônibus.

Outro caso da America Latina acontece no Brasil: para oferecer um serviço mais seguro aos usuários, diversas cidades equiparam seus ônibus com câmeras de vigilância que permitem monitorar principalmente os momentos de embarque e desembarque de passageiros.

Graças a esses equipamentos de segurança, também são facilitados os controles de acidentes, o monitoramento das portas e a supervisão dos movimentos do motorista. Além disso, esses mecanismos têm a capacidade de armazenar e transmitir dados e fotos através de wi-fi.

A relevância de implementar esses equipamentos de segurança é tamanha que recentemente a legislação mexicana estabeleceu que as empresas de transporte público que não instalarem câmeras de vigilância em todos os ônibus não poderão fazer o ajuste anual de suas tarifas. Neste ponto cabe mencionar que de acordo com recentes reportagens das mídias mexicanas, aproximadamente 15% dos veículos de transporte público instalaram esses equipamentos.

origem: http://www.milestonesystems.com/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.