Ícone do site GuiadoCFTV

Friburgo, RJ, inaugura em agosto monitoramento da cidade por câmera

Listen to this article

Sistema vai de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego.
Aplicativo do ‘Cidade Inteligente’ também será lançado.

A Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irá inaugurar o projeto “Cidade Inteligente”, que fará o monitoramento do município através de câmeras a partir do dia 7 de agosto. A cerimônia será às 11h na Central de Operações na Avenida Alberto Braune, 224 (prédio da Oi). A estrutura do projeto tem 25,5 quilômetros de rede de fibra óptica e circuito de videomonitoramento com 32 câmeras instaladas do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro até a Ponte da Saudade.

A Central funcionará 24h todos os dias da semana. Na sala, estarão funcionários treinados das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia, Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e policiais militares do 11° BPM de Nova Friburgo. No andar superior da Central estão as salas de gestão e de crise.

De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, professora Eliana Amil, o monitoramento por câmeras atuará em duas frentes principais: segurança e trânsito. “Fizemos um teste piloto no Carnaval e, segundo relatos da Polícia Militar, foi um dos eventos mais tranquilos, pois as viaturas eram acionadas rapidamente. O mesmo ocorreu com a mobilidade urbana”, afirmou. Para a secretária, a partir da ativação da central de monitoramento, as retenções e os horários de pico do trânsito da cidade poderão ser melhor avaliados, e as soluções estudadas e aplicadas.

O aplicativo cidade inteligente
Ainda dentro do Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, a Prefeitura desenvolveu um aplicativo parecido com o “1746” e “Olhos da Cidade” que já funcionam no Rio de Janeiro.

“O aplicativo Cidade Inteligente possibilitará um novo meio de comunicação entre a população e o governo municipal. O usuário baixa o aplicativo em seu dispositivo e pode enviar registros para a central informando, por exemplo, uma queda de árvore ou um acidente de trânsito, e acompanhar como está sendo o atendimento. Com essa participação da população, poderemos adotar as ações necessárias de forma mais rápida acionando as secretarias municipais, os bombeiros ou a polícia”, disse Eliana Amil.

origem: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/07/friburgo-rj-inaugura-em-agosto-monitoramento-da-cidade-por-camera.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sair da versão mobile